O ronco dos motores das máquinas de terraplanagem na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Caucaia, soa diferente nesta semana. Ele anuncia não apenas o início de uma construção civil, mas a virada de chave econômica para o Ceará. Tiveram início oficial as obras do Data Center da gigante de tecnologia ByteDance (controladora do TikTok), um projeto liderado pela Omnia que promete transformar o perfil industrial do Complexo do Pecém.
O início das intervenções no terreno representa a materialização de meses de negociações estratégicas.
Para Caucaia, o empreendimento significa a migração de uma economia baseada em indústria tradicional e logística para a indústria 4.0. A chegada de um Data Center de "hiperescala" (grande porte) funciona como um ímã, atraindo toda uma cadeia de serviços qualificados, startups e infraestrutura de ponta para a região.
Para o estado do Ceará, a obra valida a estratégia do "Hub Tecnológico". O estado, que já é o ponto de chegada dos cabos de fibra óptica intercontinentais, agora passa a ter capacidade de processar e armazenar esses dados em solo cearense, gerando riqueza local a partir do ativo mais valioso do século XXI: a informação.
Corrida contra o tempo: Operação em 2027
O cronograma é ambicioso e reflete a urgência do mercado global de tecnologia. Segundo o planejamento apresentado, o projeto tem um prazo de execução acelerado de 18 meses.
A expectativa oficial é que a infraestrutura física esteja concluída e os servidores comecem a rodar e processar dados em setembro de 2027. Até lá, o canteiro de obras deve gerar centenas de empregos diretos na construção civil e montagem eletromecânica, preparando o terreno para a operação de alta tecnologia que virá na sequência.
Sinergia Institucional
O sucesso da aterrissagem desse investimento em Caucaia é fruto de um alinhamento preciso entre o poder público municipal, a gestão estadual e a iniciativa privada.
Um registro fotográfico feito no canteiro de obras simboliza essa união de forças (veja imagem acima). À esquerda, o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, celebra o impacto econômico e a geração de renda para o município. Ao centro, está o Diretor-Chefe de Engenharia, executivo responsável por garantir que a complexa obra seja entregue dentro do rigoroso prazo estipulado.
À direita na imagem, figura o Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SETEC) de Caucaia. Peça-chave nos bastidores, o Secretário foi o responsável por toda a interlocução institucional entre a prefeitura e o consórcio TikTok/Omnia. Sua atuação foi decisiva para destravar processos, garantir a viabilidade técnica na ZPE e assegurar que o município estivesse preparado regulatoriamente para receber um gigante global de tecnologia.
Com as máquinas na pista e o cronograma definido, Caucaia inicia sua contagem regressiva para se tornar, em 2027, uma das capitais digitais do hemisfério sul.
