Ela alcançou 980 pontos, a maior nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2025, em Quiterianópolis. A jovem é Maria Emanuely Gomes Lima, 17 anos, residente na localidade Alegre, zona rural do município.
Filha de um agricultor e serralheiro e de uma funcionária pública, a jovem concluiu o ensino médio em 2025, na escola estadual Maria José Coutinho, e sempre estudou em escola pública. Desde muito cedo, se destaca com um excelente rendimento escolar.
Mas, o destaque vai além dos conteúdos curriculares. A jovem, também, coleciona outras conquistas, como o Prêmio Peteca em nível estadual, nos anos 2018 e 2021, medalha ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), além de presidir o Grêmio Estudantil, de 2023 a 2025, e engajamento em projetos sociais.
Emanuely Gomes relata que montou uma rotina de estudos que conciliava as aulas do terceiro ano, os estudos para o Enem e a vida social. “Pela manhã, ia para a escola e tentava absorver o máximo de conteúdo possível. Em casa, os estudos começavam por volta das 13h. Às vezes, chegava estudar 8h por dia. Mas tentava sempre ter uma rotina equilibrada”, comentou.
Indagada sobre planos para a vida acadêmica, a estudante adiantou que pretende ingressar no curso de Direito.
Repórter Cícero Lacerda
