sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Herbet toma posse criando, grupos para combater o crime organizado


O promotor de justiça Herbet Santos toma posse, nesta sexta-feira (16), no cargo de Procurador-Geral de Justiça, com a meta de fortalecer ainda mais o papel do Ministério Público do Ceará. É sempre bom lembrar que o Ministério Público representa, verdadeiramente, a população.

Ao sentar na cadeira de chefe do Ministério Público do Ceará, Herbet Santos criou grupos que garantem prestígio aos promotores e procuradores. Foram instituídos o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) Sul e Norte, o Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) e outros grupos especializados.

Na posse, serão anunciados os nomes que comandarão os órgãos que irão auxiliá-lo. No Ministério Público do Ceará (MPCE), os órgãos especializados em fiscalizar gastos e combater a corrupção incluem o GECOC (Grupo Especial de Combate à Corrupção), o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas), o GAESF (Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal), a Procap (Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública) e a Corregedoria-Geral, além das Promotorias de Justiça com atuação específica no controle dos serviços públicos.

Herbet Santos, antes de chegar ao cargo máximo de Procurador-Geral de Justiça, presidiu por duas vezes a Associação do Ministério Público, entidade que mantém diálogo diário e direto com promotores e procuradores de justiça. Conhece o desejo da categoria: combater o crime.