O prefeito Evandro Leitão anunciou, nesta terça-feira (13/01), a reforma de todos os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) de Fortaleza e autorizou o início das obras no Cuca Mondubim. A intervenção contempla melhorias estruturais e de acessibilidade, garantindo mais segurança, conforto e qualidade no atendimento aos jovens e à comunidade que utiliza o espaço.
A ação, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva, faz parte do FORtaleCE, programa que reúne ações conjuntas entre Prefeitura e Governo para o desenvolvimento de Fortaleza.
Na ocasião, o prefeito destacou que a reforma dos Cucas, iniciada pelo Cuca Mondubim, representa a valorização de uma política pública muito importante para a cidade de Fortaleza e, especialmente, para a juventude.
“O Cuca Mondubim é o primeiro de uma série de Cucas que vamos recuperar. Estamos investindo mais de R$ 3 milhões para requalificar completamente o espaço, que está há mais de 12 anos sem passar por uma intervenção desse porte. Com as reformas, vamos garantir que os jovens tenham condições dignas de praticar esportes, participar de cursos de capacitação e acessar políticas públicas com respeito e cuidado por parte da gestão municipal”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Segundo secretário de Juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, a gestão passada deixou muitos problemas estruturais para a Rede Cuca, o que reforça a necessidade das reformas.
“Vamos beneficiar toda a comunidade do Mondubim e adjacências, mas, também, os mais de seis mil jovens que, por mês, frequentam este equipamento, além de suas famílias. É um grande feito da Prefeitura. Uma reforma extraordinária para a juventude da cidade”, destacou Julio Brizzi.
As reformas foram iniciadas pelo Cuca Mondubim, seguido pelos equipamentos do Jangurussu, Barra, José Walter e Pici. Além disso, o prefeito também anunciou a retomada da construção do Cuca Vicente Pinzón no segundo semestre de 2026, com entrega prevista para 2027.
O coordenador-adjunto da Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais, Júlio Brasil, destacou a importância da rede Cuca para Fortaleza e o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a juventude, garantindo espaços seguros, vivos e em pleno funcionamento para a comunidade.
“Esses equipamentos já precisavam, há muito tempo, de uma manutenção mais ampla e estruturada. Iniciar pelo Cuca Mondubim e avançar para os demais equipamentos reafirma esse cuidado, especialmente com os jovens da periferia, que encontram nos Cucas oportunidades de formação, esporte, cultura e convivência”, ressaltou.
Cuca Mondubim
Com investimento previsto de cerca de R$ 3,2 milhões, as obras da reforma do Cuca Mondubim serão executadas pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor). A previsão de entrega é para setembro de 2026.
Participando do programa de jovens monitores do Cuca Mondubim, Sol Duarte, de 27 anos, vê a requalificação como um incentivo para o envolvimento da juventude nas ações realizadas no equipamento.
“A gente entende que tem algumas precariedades, e acho que com as obras os jovens vão ficar mais engajados, ver que as coisas estão sendo reformadas dá mais motivação. Então acredito que vai ser um ótimo acontecimento”, disse.
Para Icauana Carvalho, de 21 anos, jovem aprendiz de empregabilidade do Cuca, a reforma vai possibilitar uma melhor utilização de um equipamento tão necessário. “O Cuca tem uma grande importância para a juventude por disponibilizar esportes, danças e cursos profissionalizantes. Isso é muito bom porque os jovens têm oportunidades que não teriam, se não fossem gratuitas. É muito bom para o nosso futuro.”
A requalificação envolve intervenções em diversos espaços do equipamento. Na área externa, será realizada a recuperação completa dos pisos, nova pintura, além da recuperação do muro e da grade externa. O projeto também prevê a revisão e atualização da acessibilidade, com a implantação de novas rampas e guarda-corpos.
O teatro passará por pintura geral de paredes, portas, corrimões, grades e suportes de ar-condicionado, além da implantação de novos carpetes, revestimentos acústicos e instalação de iluminação em LED. Já o bloco de salas receberá pintura geral, polimento do piso industrial, eliminação de infiltrações e substituição de louças e metais danificados.
A piscina do equipamento terá recuperação estrutural, com novos revestimentos e pisos. O reservatório de água também será recuperado estruturalmente e receberá nova pintura. Na quadra coberta, a reforma inclui a requalificação completa dos banheiros e vestiários, com substituição de louças e metais, além da renovação das instalações elétricas e hidráulicas.
O piso da quadra será renovado e pintado, e serão implantadas novas proteções, como cobogós, toldos e muretas, para reduzir a entrada de água da chuva, além da recuperação do alambrado existente.
A rampa de skate contará com recuperação estrutural, polimento do piso e revisão da acessibilidade, com instalação de guarda-corpos em áreas próximas. O anfiteatro receberá nova iluminação, polimento do piso e pintura completa. Já o campo de futebol terá a mureta e o alambrado recuperados, com pintura renovada em toda a sua extensão.
Com a reforma, o Cuca Mondubim será modernizado para continuar cumprindo seu papel como espaço de convivência, formação e inclusão, ampliando o acesso da juventude e da comunidade a atividades esportivas, culturais e de lazer.
