quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Cid Gomes e Lula não se falam há oito anos por causa de Ciro e podem se encontrar


O irmão mais velho, Ciro Gomes, deve gratidão e desculpas ao senador Cid Gomes. Cid completa neste 1º de janeiro oito anos sem qualquer diálogo com o presidente Lula, um amigo hoje distante, atacado por Ciro e também por Cid naquele contexto.


O distanciamento de Cid Gomes na relação com o presidente Lula se deu após Ciro se sentir enganado politicamente. Segundo aliados, Lula teria prometido apoio a Ciro na disputa presidencial, mas optou por Fernando Haddad, que acabou derrotado por Jair Bolsonaro.


Muitas tentativas foram feitas para reaproximar Lula e Cid. O senador cearense foi o único líder de peso que não conseguiu audiência com o presidente no Palácio do Planalto. Ainda assim, seus pleitos são atendidos normalmente, inclusive com pagamento de emendas sem atraso.


Lula mandou um recado que é, na prática, um convite: quer o senador ao seu lado na próxima visita ao Ceará, quando entregará o Cinturão das Águas, obra iniciada por Cid Gomes quando governador. A expectativa é grande. O gesto pode sinalizar, de forma definitiva, o apoio de Cid ao projeto de reeleição do governador Elmano de Freitas.