quinta-feira, 1 de janeiro de 2026

Cid Gomes e Lula não se falam há oito anos por causa de Ciro e podem se encontrar


O irmão mais velho, Ciro Gomes, deve gratidão e desculpas ao senador Cid Gomes. Cid completa neste 1º de janeiro oito anos sem qualquer diálogo com o presidente Lula, um amigo hoje distante, atacado por Ciro e também por Cid naquele contexto.


O distanciamento de Cid Gomes na relação com o presidente Lula se deu após Ciro se sentir enganado politicamente. Segundo aliados, Lula teria prometido apoio a Ciro na disputa presidencial, mas optou por Fernando Haddad, que acabou derrotado por Jair Bolsonaro.


Muitas tentativas foram feitas para reaproximar Lula e Cid. O senador cearense foi o único líder de peso que não conseguiu audiência com o presidente no Palácio do Planalto. Ainda assim, seus pleitos são atendidos normalmente, inclusive com pagamento de emendas sem atraso.


Lula mandou um recado que é, na prática, um convite: quer o senador ao seu lado na próxima visita ao Ceará, quando entregará o Cinturão das Águas, obra iniciada por Cid Gomes quando governador. A expectativa é grande. O gesto pode sinalizar, de forma definitiva, o apoio de Cid ao projeto de reeleição do governador Elmano de Freitas.

Governo do Ceará entrega 82 fuzis e 15 drones à Polícia Militar


 

O Governo do Ceará realizou, nesta terça-feira (30), a entrega de 82 fuzis e 15 drones à Polícia Militar do Estado (PMCE). A solenidade ocorreu no Comando-Geral da corporação, no Complexo Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio.


O investimento total foi de R$ 1.405.296,00, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. Os 82 fuzis calibre 5.56mm modelo AR 15 vêm acompanhados de três carregadores com capacidade de 30 munições cada. As armas custaram R$ 907.986,00 e serão destinadas à Forças Táticas e Patrulhas Rurais, ampliando a capacidade de resposta da PMCE e garantindo maior segurança ao cidadão, bem como aos próprios policiais militares.



O governador Elmano reforçou que os equipamentos vão reforçar a capacidade da PMCE de enfrentar o crime organizado. “É mais uma ação para o fortalecimento da Polícia Militar. Nós fizemos uma restauração na Polícia Militar, com aumento de batalhões e de comandos regionais. Estamos, agora, no processo de garantir estruturas de pessoal e de equipamentos para a melhoria dos nossos batalhões. Acabamos de entregar o novo batalhão de Sobral e, assim, vamos continuar fazendo, porque temos a compreensão de que precisamos fortalecer a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Perícia Forense para o enfrentamento ao crime organizado”, destacou.

Governo do Ceará nomeia mais 322 profissionais aprovados em concurso da Saúde

 


A saúde do estado ganhará o reforço de 322 novos profissionais, que passarão a se dedicar, a partir do próximo ano, ao cuidado da população cearense. O termo de nomeação foi assinado nesta terça-feira (30) pelo governador Elmano de Freitas, que esteve acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) ocorrerá na mesma data.


“Estou muito feliz por poder estar, assim, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Nós já chamamos mais de 3 mil profissionais, que era nosso compromisso”, disse o governador Elmano de Freitas, reforçando que a convocação e a nomeação fazem parte de um cronograma aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Os novos profissionais atuarão nas áreas assistenciais e médicas, com lotação nas unidades da rede estadual de saúde e na gestão central. Pelo menos 10 equipamentos, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), receberão médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e outros profissionais para reforçar seus quadros.

Papa Leão XIV autoriza criação da Diocese de Baturité anunciou Dom Gregório Arcebispo de Fortaleza


O Papa Leão XIV autorizou, nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, a criação da Diocese de Baturité. A nova divisão territorial e administrativa da Igreja Católica representa um marco histórico para o Maciço de Baturité e para todo o Estado do Ceará.


A Diocese de Baturité contará inicialmente com 21 paróquias, distribuídas nos municípios de Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção.


De acordo com o comunicado oficial, a nova diocese abrangerá uma extensão territorial de 7.072 km² e atenderá uma população estimada em 298.221 habitantes, dos quais aproximadamente 239.533 são católicos.


No aspecto pastoral, a Diocese contará, neste primeiro momento, com 28 sacerdotes diocesanos, 11 sacerdotes religiosos, um diácono permanente, seis seminaristas, 10 religiosos e 31 religiosas, garantindo a continuidade e o fortalecimento da ação evangelizadora na região.


A Igreja Matriz Nossa Senhora da Palma, localizada no município de Baturité, foi indicada como Catedral da nova Diocese.


A criação da Diocese contou com a colaboração institucional do Município de Baturité. Destaca-se, nesse contexto, a contribuição do prefeito Hérberlh Mota, que viabilizou a doação do terreno destinado à implantação da sede da nova Diocese, gesto realizado de forma colaborativa e respeitosa, em apoio a uma iniciativa de relevante valor histórico, social e pastoral.



O Papa Leão XIV também nomeou Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap, como o primeiro bispo da Diocese de Baturité. Atualmente Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Pepeu possui uma sólida trajetória no episcopado e ampla experiência na vida religiosa capuchinha. Seu lema episcopal é: "Não temas, estou contigo" (Jr 1,8).


Ao acolher a nomeação, Dom Pepeu manifestou sua disposição para a nova missão: "Acolho esta missão com disponibilidade, alegria e confiança na ação do Espírito Santo. Peço que me acompanhem com suas orações, para que eu possa ser um pastor segundo o Coração de Jesus, o Bom Pastor".


A Diocese de Baturité torna-se a primeira nova circunscrição eclesiástica criada no Ceará desde 1971, quando foram instituídas as dioceses de Itapipoca, Quixadá e Tianguá.


A criação da nova Diocese é fruto de um longo processo de discernimento pastoral realizado ao longo dos últimos anos, sob a condução do Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB.


"Recebemos este presente com muita alegria e profunda gratidão. É um dom de Deus para o povo do Ceará e um sinal do cuidado da Igreja com suas comunidades. Tenho grande carinho por esta região, mas vi claramente a necessidade de criar uma nova diocese para favorecer uma evangelização ainda mais próxima e eficaz", afirmou Dom Gregório.