O prefeito Evandro Leitão promoveu, nesta sexta-feira (30/01), a primeira reunião de secretariado de 2026. O encontro teve como objetivo prestar contas das ações realizadas ao longo de 2025, primeiro ano da gestão, além de alinhar diretrizes e prioridades para o ano de 2026.
Como destacou Evandro, a reunião é fundamental para garantir uma administração mais coesa e alinhada aos objetivos estratégicos do governo municipal.
“Vamos apresentar todas as ações desenvolvidas em 2025, sempre vinculadas aos objetivos estratégicos que definimos como diretrizes do nosso governo, como a redução das desigualdades sociais, a mobilidade urbana, com a melhoria da malha viária, entre outros”, afirmou o prefeito.
“Além disso, vamos apontar as diretrizes e prioridades para o ano de 2026, deixando claro aquilo que queremos avançar e fortalecer, para que cada pasta possa atuar de forma integrada e estratégica”, completou.
Durante a reunião, Evandro Leitão também fez um balanço das ações de 2025, destacando que, mesmo diante da redução da capacidade de investimento de Fortaleza herdada da gestão anterior, com o rebaixamento da Capag e da adoção de decretos de contingenciamento de gastos, foi possível cumprir diversos compromissos assumidos no Plano de Governo.
“Ao longo de 2025, fizemos um trabalho consistente de reorganização e equilíbrio fiscal, que permitiu nos preparar para retomar a nossa capacidade de investimento. A nossa Capag, que havia sido rebaixada para o nível C, já está em processo de recuperação. Estamos, inclusive, aguardando o posicionamento final dos órgãos oficiais do Governo Federal para o retorno da Capag ao nível B”, destacou.
O prefeito também celebrou as parcerias firmadas com o Governo Federal, o Governo do Ceará e o setor produtivo para a execução de ações na Capital. Uma das áreas beneficiadas foi a saúde. “Por meio dessas parcerias, a Prefeitura viabilizou a entrega do Centro de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia, iniciou reformas em importantes unidades de saúde, concluiu a reforma do Hospital da Mulher e ampliou a estrutura da rede municipal, com novos equipamentos e aumento da capacidade de diagnóstico. Mesmo em um cenário desafiador, as parcerias permitiram fortalecer e ampliar o cuidado à população de Fortaleza”, concluiu Evandro.
Infraestrutura
O secretário da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), André Daher, destacou que, em 2025, a Prefeitura executou um total de 171 obras, das quais 89 foram concluídas e 82 estão em execução. Desse conjunto, 115 obras haviam sido paralisadas no fim de 2024 e foram retomadas pela atual gestão, encontrando-se atualmente concluídas ou em andamento.
“Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais esse volume de obras. Temos novos projetos em fase de captação e contratação, incluindo operações com o BNDES e com instituições internacionais de fomento. A nossa intenção é executar mais, entregar mais e responder à expectativa da população por essas intervenções”, afirmou Daher.
Saúde
Para 2026, a secretária municipal da Saúde (SMS), Riane Azevedo, informou que a Prefeitura dará continuidade às ações em andamento, com foco especial na prevenção em saúde. Segundo a gestora, já há um plano de trabalho estruturado para enfrentar a sazonalidade das doenças, com o objetivo de reduzir intercorrências e a pressão sobre a rede de atendimento.
“Vamos ampliar significativamente o volume de consultas e de exames: esse aumento já está em curso e é uma realidade. Além disso, vamos intensificar a linha de cuidado para diabetes e hipertensão, atuando de maneira preventiva”, destacou.
Educação
O secretário municipal da Educação (SME), Idilvan Alencar, apontou a ampliação de vagas em creches como um dos destaques para 2026.
“Vamos iniciar o ano com uma novidade importante: o aumento das vagas em creche. Esse crescimento ocorreu ao longo de 2025 por meio de várias ações. Primeiro, abrimos um edital no mês de julho, algo que nunca havia acontecido, já que antes era publicado apenas um edital por ano. Com isso, foram criadas 2 mil novas vagas.”
Idilvan também comentou ações importantes já realizadas no início de 2026, como a aprovação do reajuste de 5,4% no Piso Salarial Profissional Nacional dos profissionais da Educação, conforme atualização promovida pelo Governo Federal, além da assinatura da homologação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), no valor de mais de R$ 760 milhões.
Dos precatórios, 80% do valor total será repassado aos professores em três parcelas anuais, enquanto os 20% restantes serão utilizados pela gestão municipal para melhorias na estrutura do parque escolar de Fortaleza.
300 anos de Fortaleza
A secretária da Cultura de Fortaleza (Secultfor), Helena Barbosa, destacou que a pasta é responsável por parte dos eventos estruturantes da cidade. Segundo ela, em 2026 a capital cearense comemora 300 anos, e a programação do aniversário de Fortaleza será realizada de forma integrada entre a Secultfor e outras secretarias da Prefeitura.
“Todos os anos, essa celebração será pensada de forma especial, valorizando a história e os potenciais que Fortaleza tem para oferecer. Para isso, foi criado um comitê da Prefeitura, reunindo diversas pastas, com o objetivo de integrar ações e fortalecer a programação cultural em toda a cidade.”
“Além disso, estão previstas programações especiais em preparação para os 300 anos da cidade, em articulação com a Prefeitura e com o Governo do Estado, reforçando o papel da cultura como eixo central das celebrações e da identidade de Fortaleza.”
A secretária também celebrou a consolidação da política de descentralização dos eventos culturais em Fortaleza, como o Ciclo Carnavalesco, que está sendo realizado em 25 polos distribuídos pelas 12 regionais administrativas da cidade.
