sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Como Acilon Gonçalves fez do Eusébio a cidade mais rica e social do Ceará


O município do Eusébio é o mais rico do Ceará e a renda per capita ultrapassa R$ 4.600, patamar de cidades prósperas do Sul e Sudeste. O responsável por essa transformação é Acilon Gonçalves, médico, líder político, ex-prefeito do Eusébio por quatro mandatos e atualmente secretário de Educação. Seu grupo político promoveu essa mudança ao longo de 21 anos.

Acompanhei a palestra de meia hora de Acilon Gonçalves para cerca de 300 pessoas, durante o lançamento do programa Eusébio Mais Seguro, quando o município, ao lado de Pomerode, em Santa Catarina, passou a ser 100% monitorado por câmeras e identificação facial. Quem tiver mandado de prisão será preso. Qualquer briga ou confusão terá intervenção imediata da polícia.

Acilon Gonçalves foi ousado e inteligente. “Não fiz o Eusébio sozinho. Criei um grupo de trabalho envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, preparei leis e formei uma equipe disciplinada que não abre mão da fiscalização”, explicou, citando um caso raro. “Transformei a Guarda Municipal em Polícia Municipal. Em Brasília, o Ministério da Justiça disse que, para armar a polícia municipal, seria preciso voltar atrás, refazer a Guarda Municipal. Fiz isso e lutei para legalizar a Polícia Municipal”, contou, sorrindo das dificuldades.

O Eusébio, além de ser o município mais rico, atraiu ricos e fez muita gente enriquecer. O metro quadrado da terra, em algumas áreas, custa mais caro que na Beira-Mar de Fortaleza. A moradia é diferenciada, com casas de alto luxo em condomínios fechados e sítios cinematográficos.

No Eusébio, o transporte coletivo é gratuito, as escolas públicas funcionam em tempo integral, os postos de saúde atendem e cadastram todos os moradores, há estacionamento nas avenidas, e o comércio é submetido a ordenamento, assim como as moradias. O modelo do Eusébio está sendo copiado por várias cidades do Brasil.