domingo, 14 de dezembro de 2025

Termina dia 30 o prazo para regularização de dívidas rurais no BNB com descontos de até 95%


O dia 30 de dezembro é a data limite para agricultores li- quidarem suas dívidas com o Banco do Nordeste (BNB) e aproveitarem descontos de até 95%. Os benefícios estão sendo oferecidos pela Lei 13.340/2016 e pelo Desenrola Rural, programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar. Juntos, os dois instru- mentos podem beneficiar mais de 765 mil clientes.


A iniciativa do governo fe- deral, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), permite que produtores rurais em situação de inadimplência com o BNB normalizem sua situação. O cliente ainda pode optar por renegociar sua dívida com descontos de até 65%.


Desenrola Rural-Têm direito os produtores que contrataram operações de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com re- cursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), entre 1o de janeiro de 2012 e 31 de dezembro de 2022, e estejam com parcelas em prejuízo. Os descontos chegam a 80% para liquidação e 65% para renegociação, com prazos de pagamento alongados.


O público elegível inclui agricultores familiares, pesca- dores artesanais, povos e co- munidades tradicionais, coope- rativas da agricultura familiar e produtores com dívidas ligadas ao Pronaf e outras linhas de crédito rural.


Voltada para contratos de crédito rural firmados até 2011 em toda a região Nordeste e norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A lei autoriza liquidação e renegociação de dívidas com descontos que podem chegar a

95%, a depender da data da contratação, valor original e localização do empreendimento. 


Os interessados podem consultar se suas operações são enquadráveis e solicitar o cál- culo atualizado pelo WhatsApp oficial da instituição: 85 4020- 0004. O Banco do Nordeste reco- menda que os clientes busquem atendimento antes da data final para evitar eventuais congestionamentos e permitir que a regularização seja feita de forma mais cômoda, com tempo adequado para análise e conclusão dos trâmites.