Em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza, nesta terça-feira (16), o governador Elmano de Freitas anunciou mais de R$ 230 milhões em investimentos para o Programa Sinalize, iniciativa do Governo do Estado que visa implementar pavimentação em todo território cearense, mais segurança, além de boa sinalização vertical e horizontal. Serão 3.510.000 m² distribuídos entre os 184 municípios. As ações serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e prefeituras.
“Tenho muito orgulho do projeto político que faço parte. Eu era um parlamentar que rodava por 120 municípios e eu sei como eram as estradas. Hoje, a ampla maioria das vias estão em ótimas condições. Eu gostaria de destacar o regime de colaboração feito para a realização deste programa. Não interessa o partido do prefeito ou da prefeita, o povo terá direito a pavimentação. O recurso é do Governo do Estado, ou seja ele é do cearense e para o cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Desde 2023, por meio do Sinalize, 1.400 km de intervenções em estradas foram concluídas em todo Ceará. Outras obras em 541 km estão acontecendo atualmente.
Titular da SOP, Valdeci Rebouças, salientou a importância do Sinalize para todo o Ceará. “Essa é uma retomada de um programa republicano, que vai atender o Ceará como um todo. Estamos falando de um programa que atende a todos, independente de partido político daquele município, que beneficia a nossa população. Esse é um recurso que vai gerar emprego em todas as cidades”, disse.
Os investimentos para as malhas asfálticas serão distribuídos para os municípios de acordo com o número de habitantes: até 20 mil habitantes, 10 mil m²; de 20 a 50 mil habitantes; 20 mil m²; acima de 50 mil habitantes, 30 mil m².
Superintendente do Detran, Waldemir Catanho, explicou o papel do órgão nesta etapa do Sinalize. “Fazemos a sinalização. Essa é uma etapa muito importante pois garante a segurança para os municípios de vocês. Toda semana recebemos pedidos de sinalização de área para o Detran, daí conseguimos ver o tamanho da importância dessa ação”, pontuou.
Em Fortaleza, a dinâmica funciona um pouco diferente, com cada regional sendo considerada como se fosse um município para o critério da população ser utilizado.
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lembrou que o apoio do Governo do Estado é fundamental para a realização de obras como essa. “Se pegarmos os municípios do Ceará, a grande maioria vai ter uma receita apertada, sem poder fazer grandes investimentos. Fortaleza talvez seja uma exceção. Esse é um programa que dá mais segurança e conforto para a nossa população. Não tenho dúvida que as pessoas, mesmo do local mais longe do Ceará, irão agradecer por essa iniciativa”, comentou.




