quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

 


O Ceará vive, hoje, a realização de um sonho que ganha motor e direção. Em Horizonte, na Grande Fortaleza, entrou em operação nesta quarta-feira (3) o Polo Automotivo do Ceará com a Planta Automotiva do Ceará (PACE), primeira multimarcas do Brasil, um marco que impulsiona a economia e abre novas possibilidades para os cearenses. O empreendimento deve ampliar a oferta de empregos, atrair investimentos e fortalecer a competitividade do estado no cenário industrial, consolidando o Ceará como referência nacional no setor.

A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, acompanhado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da vice-governadora, Jade Romero; dos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin — que é vice-presidente da República —, e da Educação, Camilo Santana. Também participaram da ocasião o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; os presidentes da General Motors (GM) da América do Sul e do Grupo Comexport, Santiago Chamorro e Rodrigo Teixeira; e outras autoridades.

Hoje é um dia histórico”, definiu o governador Elmano de Freitas ao discursar. “Eu tenho muito orgulho, como governador, de estar aqui fazendo este anúncio junto com essas autoridades. O que nós estamos destacando aqui é uma planta que nasce com 35% de seus componentes nacionais e que tem a meta de aumentar esse índice para que tenhamos uma verdadeira indústria vinculada a essa cadeia produtiva”, discursou o chefe do Executivo, agradecendo a confiança dos acionistas depositada no Ceará para investir.

Anunciada em agosto de 2024, a previsão é de R$ 400 milhões em investimentos. A expectativa é de até 9 mil empregos gerados, dado que foi celebrado pelo presidente Lula. Durante sua fala, ele citou também a retomada dos investimentos no setor automobilístico no país e celebrou a inauguração de mais uma planta automotiva. “Estou muito orgulhoso de estar aqui, pois não há nada mais sagrado do que o emprego. É o emprego que dá dignidade ao homem e à mulher, que podem chegar ao fim do mês com o suor do seu trabalho e garantir o sustento de suas famílias”, disse, parabenizando os trabalhadores que haviam deixado seus postos de trabalho e agora retornaram.