Com a presença do presidente Lula, educadores do Ceará celebraram entregas do programa federal Mais Professores para o Brasil e anúncios que reafirmam a parceria entre Governo Federal e Governo do Estado. A solenidade, que foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, também contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.
O presidente Lula defendeu que garantir investimento em educação é um compromisso com o Brasil.
“Quando eu cheguei à presidência da República, pensei em fazer as coisas que pareciam impossíveis de fazer. Uma das perguntas que me fiz foi quanto custou a esse País não ter alfabetizado a população e construir mais universidades há 50 anos? Eu quero que todas as pessoas iguais a mim tenham o direito de fazer universidade e ter uma profissão”, afirmou Lula, citando entregas do Governo Federal durante seus três mandatos.
No evento, cerca de 3 mil professores das redes estadual, municipais e universidades do Ceará receberam presencialmente a Carteira Nacional Docente do Brasil, do programa federal Mais Professores. Ao todo, 164,4 mil docentes do Ceará já podem solicitar a CNDB. O documento é válido em todo território nacional e tem duração de 10 anos.
Egressa da rede pública, Maria Jéssica dos Santos, professora de Matemática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Comendador Miguel Gurgel, é um exemplo de como as políticas públicas de educação transformam a realidade de alunos e professores. “Sou prova viva que investir em educação não é despesa, é investimento no futuro. Sou filha de muitas políticas públicas e represento a profissão mais importante do mundo”, enfatizou.
Além disso, mais de 4 mil educadores do Ceará, que se destacaram na melhoria da qualidade do ensino, também poderão solicitar voucher do Reconhecimento Mais Professores para o Brasil, para a aquisição de computadores, tablets e ferramentas digitais utilizadas no cotidiano escolar. Ao todo, 100 mil docentes de todo o país serão reconhecidos com a iniciativa.
Filho de uma professora aposentada do Estado, o governador Elmano de Freitas afirmou que o Brasil resgatou a união para melhorar a educação pública.
“Temos orgulho dos nossos professores, que foram formados com qualidade em nossas universidades. Muitos desses profissionais contribuem para que 85% das nossas crianças consigam ler e escrever na idade certa”, ressaltou o governador.





