Resultado de uma luta de décadas, o governador Elmano de Freitas assinou, neste domingo (21), decreto que institui a poligonal (limites geográficos) da Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Foz do Rio Aracatiaçu.
O presidente da Associação Barra de Moitas, Edvaldo Gonçalves, falou da alegria de ver o decreto assinado.
Na ocasião, também foram assinados convênios para investimentos na primeira etapa do projeto de fortalecimento do turismo comunitário sustentável na região.
Integra ainda os benefícios a garantia da regularização fundiária, beneficiando cerca de 150 famílias assentadas. Para o prefeito de Amontada, Flávio Filho, a iniciativa é um momento ímpar para o Ceará como um todo.
O Convênio de Urbanização da Orla do Rio Aracatiaçu, também assinado na ocasião, contempla a primeira etapa do Projeto de Turismo de Base Comunitária Sustentável de Moitas.
A ação conta com parceria do Ministério do Turismo e prevê investimento superior a R$ 3,2 milhões para a implantação de três píers na região. O secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, indicou o trabalho realizado como fundamental à economia comunitária.
O governador Elmano, que tem histórico de luta pela terra também junto à comunidade de Moitas, fez questão de falar diretamente aos moradores. E ressaltou a importância da organização coletiva.