sábado, 20 de dezembro de 2025

Governo do Ceará inaugura Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa para fortalecer o combate à criminalidade na RMF

 


Com o objetivo de ampliar a presença da Polícia Civil na Região Metropolitana de Fortaleza e fortalecer as ações de investigação, o Governo do Ceará inaugurou, nesta sexta-feira (19), o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Região Metropolitana (RMF). O equipamento contará com quatro delegacias, sendo duas de Caucaia – onde está sediada a unidade, uma de Maranguape e uma que atenderá conjuntamente os municípios de Maracanaú e Pacatuba.

A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que esteve acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; do delegado-geral da Polícia Civil (PCCE), Márcio Gutiérrez; além de representantes das forças de segurança e outras autoridades. Também estiveram presentes os prefeitos de Caucaia, Naumi Amorim; de Maracanaú, Roberto Pessoa; de Maranguape, Átila Câmara; e a prefeita de Pacatuba, Larissa Camurça.


De acordo com Elmano de Freitas, o novo equipamento vai possibilitar maior capacidade de localização e prisão de autores de crimes na região. “Todos os homicídios ocorridos nesses municípios terão o DHPP como responsável por investigar, apurar e prender os autores do crime. Com isso, as delegacias locais passarão a se dedicar aos demais delitos, enquanto os homicídios ficarão sob a responsabilidade desse departamento especializado, o que nos permite vislumbrar maior taxa de elucidação, além de maior capacidade de localizar e prender os envolvidos”, disse o governador.