sábado, 20 de dezembro de 2025

Do PL ao PSOL: vereadores parabenizam Leo Couto por devolver protagonismo à Câmara de Fortaleza


A última sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza em 2025 foi marcada por um consenso inusitado: vereadores de espectros políticos opostos elogiaram as ações implementadas pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB).


Do PL ao PSOL, parlamentares municipais destacaram a condução do pessebista à frente do Parlamento da Capital, sobretudo pelo respeito à autonomia do Poderes — ainda que Leo seja aliado declarado do prefeito Evandro Leitão (PL). 


Ao longo do ano, a Casa apreciou projetos de grande repercussão, como a revogação da taxa do lixo, a regulamentação dos motociclistas por aplicativo e o Plano Diretor de Fortaleza, além de ter recebido reconhecimento nacional por avanços na transparência.



Durante a apresentação do balanço anual, o vereador Marcelo Mendes (PL) afirmou que não votou em Leo Couto para a presidência da Câmara em 1º de janeiro de 2025, mas reconheceu que, se a eleição fosse hoje, o colega teria seu voto.


“Minha primeira intervenção aqui foi uma fala contra a eleição do presidente Leo. Eu defendi que, com o Governo Federal, Estadual, a presidência da Assembleia e a presidência da Câmara, a cidade teria um prejuízo, porque todos ficariam sob a égide de um mesmo partido, de uma mesma força política. Mas existe uma coisa no direito chamada legitimação pelo procedimento. É quando você não concorda com a chegada de alguém a um cargo, a uma função, mas essa pessoa, no dia a dia, se revela tão grande que você é obrigado a fazer o que eu estou fazendo agora”, afirmou Mendes.


O parlamentar destacou, ainda, o projeto Nossa Casa é de Todos, que retomou a realização de sessões plenárias nos bairros de Fortaleza, aproximando o Poder Legislativo da população e levando serviços públicos para mais perto do cidadão.


Outro elogio veio do vereador Gabriel Aguiar (PSOL), que protagonizou embates com a base aliada do prefeito durante a votação do Plano Diretor. Contudo, ele reconheceu que a condução dos debates na Câmara foram mediados "diplomaticamente", mesmo em circunstâncias em que havia possibilidade de "agir de maneira diferente".


“Sabemos da diversidade de forças, de espectros políticos, na Casa, e estar à frente é conseguir mediar, diplomaticamente, todas essas forças aqui na Câmara. E vossa excelência tem conseguido fazer isso sem faltar com o respeito, fazendo diálogo, ouvindo os parlamentares da Casa. Nós tivemos diversos embates aqui na Câmara, e vossa excelência sempre acolheu, ouviu — inclusive em momentos de tensão em que havia a oportunidade de agir de maneira diferente, optou por agir com acolhimento, com diálogo. Então, nosso reconhecimento”, disse Gabriel Aguiar.


Também chamou atenção a fala do vereador Jânio Henrique (PDT), irmão do deputado estadual Antônio Henrique (PDT), que também foi presidente da Câmara de Fortaleza entre 2019 e 2022.


"Eu não poderia deixar de dar os parabéns pela condução, pelo trabalho, da Câmara de Fortaleza. Tenho certeza que vossa excelência tem feito o melhor, e está sendo reconhecido não só por mim, mas por todos os vereadores e pela população de Fortaleza, tendo recebido premiações a nível nacional. Eu tenho certeza que não é fácil conduzir um Parlamento como esse. Como vossa excelência sabe, meu irmão foi presidente desta Casa por dois mandatos, eu via a dificuldade, via os desafios. E eu sei que, por trás de um grande presidente, tem uma grande equipe", ressaltou Jânio.

Em outra intervenção, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que integra a ala oposicionista da base de Evandro Leitão junto ao PL, destacou os avanços institucionais da Casa. 


"Eu sempre digo que esta Câmara de Vereadores é uma das Câmaras mais pró-vida e pró-família do Brasil, e que agora é uma das Câmaras mais transparentes, que tem realizado e sido premiada por suas realizações com o Selo Diamante. Isso é indiscutível, é digno de nota. Aqui é o Poder Legislativo; base e oposição é em relação ao Poder Executivo. Aqui todos nós somos presididos por vossa excelência, aqui não tem base ou oposição, aqui tem o Poder Legislativo, 43 vereadores que estão sendo conduzidos por vossa excelência", declarou o tucano.


Os demais parlamentares presentes também elogiaram as ações de Leo Couto, ressaltando avanços nas áreas de inclusão, sustentabilidade e tecnologia.


Entre as iniciativas implementadas em 2025, estão: a inauguração de um espaço voltado ao atendimento multidisciplinar de crianças com síndrome de Down e autismo, dependentes de servidores da Casa — com previsão de ampliação futura para a comunidade do entorno; a digitalização e integração dos processos administrativos e legislativos em uma única plataforma; a instalação de 864 placas de energia solar, reduzindo o impacto ambiental da Câmara; e a retomada das sessões plenárias nos bairros, com maior participação popular.