Quixeramobim se prepara para receber a 7ª edição da Copa Leite, que acontecerá de 27 a 29 de novembro, na Via Paisagística. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio leiteiro no Ceará, a Copa Leite reúne produtores, expositores, instituições de ensino, estudantes, pesquisadores e visitantes de toda a região para movimentar o Sertão Central. A programação inclui a Feira de Negócios, o Seminário Agrosertão, o Torneio Leiteiro, o Festival do Queijo e a tradicional produção do Maior Queijo Coalho do Mundo.
O evento é realizado por uma parceria entre o Sebrae/CE e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Recursos Hídricos, e conta ainda com o apoio do Sistema FAEC/SENAR/Sindicato Rural e da União dos Produtores de Leite do Sertão Central (Unileite).
Expectativa de público e recordes
A expectativa é receber cerca de 8 mil pessoas ao longo dos três dias, com geração de R$ 2 milhões em negócios e a participação de 22 expositores. Um dos momentos mais aguardados da feira é a produção histórica de 3.000 kg do maior queijo coalho do mundo. Em 2024, Quixeramobim retomou o recorde com um queijo de 2.304 kg, mas, em julho deste ano, o município de Jaguaribe superou a marca, atingindo 2.703 kg. Agora, a cidade se prepara para recuperar o título.
Mais do que um evento cultural, a Copa Leite reforça o empreendedorismo regional, promovendo a qualificação profissional, a troca de experiências e a comercialização de produtos que valorizam a vocação agropecuária do Sertão Central. A expectativa é que o evento movimentará a economia local e fortaleça pequenos negócios ligados à bovinocultura de leite.