O ministro da Educação, Camilo Santana, não esteve em Itapipoca apenas como ministro, mas como líder político. Mostrou sua força e liderança na terra onde o prefeito Felipe Pinheiro é seu aliado desde jovem. A solenidade de entrega de moradias, escola e creche foi um pacote completo, um sonho realizado da comunidade — e um feito político relevante.
Camilo era o nome de maior peso, cercado por 14 prefeitos da região, entregando obras em nome do presidente Lula no meio do sertão — privilégio de poucos e sinal claro de prestígio e força política.
O ministro não saiu das quatro linhas da lei eleitoral. Limitou-se a tratar de temas de governo. Após a solenidade, afirmou que Elmano de Freitas é o candidato natural à reeleição e terá vitória ainda maior: “O Elmano trabalha pelo Ceará, terra que ama e se dedica, e os resultados mostram bem seu governo”, pontuou.
A solenidade ganhou emoção durante o surpreendente discurso do deputado Moses Rodrigues, que anunciou o apoio dele, da deputada Fernanda Pessoa e do deputado federal AJ Albuquerque a Elmano. Elmano e Camilo se disseram surpresos, mas visivelmente emocionados.
