segunda-feira, 3 de novembro de 2025

PDT oficializa entrada na base do governo Elmano e Evandro Leitão e encerra crise


O PDT não é apenas um partido político. Algo maior o coloca no cenário da história do Brasil. Brizola, João Goulart, Doutel de Andrade e Darcy Ribeiro são alguns dos grandes nomes que construíram a bandeira do trabalhismo no território nacional.

No Ceará, em 2022, o PDT foi implodido. Uma crise de vaidades levou o partido a derreter como sorvete em pleno sol. Suas lideranças se dividiram. Cid Gomes defendia a reeleição da governadora Izolda Cela com Roberto Cláudio na vice, enquanto seu irmão, Ciro Gomes, queria Roberto Cláudio candidato ao Governo. Ciro venceu a convenção e RC foi o candidato. O PT lançou Elmano de Freitas, apoiado por todos os partidos da base, e venceu no primeiro turno. Começou ali uma nova história na política cearense, com o fim da aliança PT/PDT.

No final de semana, durante a convenção estadual, o PDT aprovou a ida para a base do Governo Elmano e da gestão de Evandro Leitão na prefeitura de Fortaleza. O partido encerrou oficialmente a crise. Deve renovar toda a bancada estadual, e a federal seguirá no partido. André Figueiredo continuará no comando do PDT cearense.