Nesta segunda-feira (3), 500 famílias cearenses realizam o sonho da casa própria com a entrega do Residencial Vicente Antenor Ferreira Gomes, em Itapipoca, resultado de parceria entre os governos federal e estadual e a prefeitura municipal. A cerimônia ocorreu pela manhã, com a presença do governador Elmano de Freitas, dos ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho e Educação, Camilo Santana – que representou o presidente Lula na ocasião. O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, também participaram do ato, além de outras autoridades.
Cada residência entregue conta com 44 m², distribuídos em banheiro, dois quartos, sala, cozinha e varanda. As casas foram construídas em lotes de 10 x 15 metros. O ministro Jader Barbalho anunciou que as unidades serão subsidiadas. “Que este seja um lugar de paz, de união e de muitas bênçãos. Que vocês possam cuidar do condomínio de vocês, viver bem e respeitar o vizinho ao lado. E que possam, acima de tudo, ser muito felizes”, celebrou.
Logo cedo, Maria Elisabete chegou acompanhada do filho Francisco Renan dos Santos, que vai morar com ela na nova residência, junto com os outros três irmãos. Há mais de dez anos, ela esperava por esse momento e conta, emocionada, a alegria de finalmente sair do aluguel.
“Eu estou muito feliz, muito contente, porque pagar aluguel não é fácil – tirar da boca dos filhos da gente para ficar pagando todo mês é muita dificuldade. Às vezes, eu deixo de pagar o aluguel para pagar a água e a energia, pois sou mãe solo. Eu queria que todo mundo tivesse a sorte que estou tendo”, conta. “Acordei muito ansiosa e estou muito nervosa. A gente vai ter uma vida melhor a partir de agora”, acrescenta, segurando as lágrimas.
Foram investidos mais de R$ 57 milhões na construção do residencial, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida (MVCV). No conjunto habitacional, foram construídos um emissário de esgoto e a rede de abastecimento de água, além da pavimentação e iluminação da Avenida Santa Rita. O local conta ainda com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – em construção- para atender os futuros moradores e um Centro de Educação Infantil (CEI), entregue pelo Governo do Ceará ainda durante a construção do residencial.
Além da realização de um sonho, o novo lar vai garantir mais conforto para os netos. “Não mora todo mundo comigo, mas no final de semana vêm os netos, chegam os filhos, então é muito importante a gente ter nossa casinha”, planeja. O sufoco pela falta de dinheiro para pagar o aluguel na data correta agora ficou no passado: “Graças a Deus”, finaliza.




