quarta-feira, 12 de novembro de 2025

COP30: Ceará quer um pedaço do bolo financeiro para salvar a Caatinga

 


O Bioma Caatinga está dentro do Nordeste brasileiro. O Brasil tem seis biomas terrestres: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Cada um possui características únicas de clima, solo, vegetação e fauna, refletindo a imensa diversidade do país.

Na COP30, a Amazônia e as florestas tropicais aparecem como prioridade — tratadas como pulmões do mundo. O Governo do Ceará será porta-voz do consórcio de governadores nordestinos e defenderá a inclusão da Caatinga no fundo financeiro global de preservação dos biomas.

Em outra frente, o ministro da Educação, Camilo Santana, quer consolidar políticas públicas voltadas aos povos originários, com escolas nas selvas e em terras demarcadas, além de universidades indígenas voltadas à saúde, educação, agricultura e outras áreas.

Prefeito da quarta capital do país, Evandro Leitão busca recursos para conter o avanço do mar, reduzir a poluição sonora e atmosférica e fortalecer o monitoramento ambiental de Fortaleza.

A COP30 é, sem dúvida, um espaço de oportunidades. Quem tem projetos sólidos pode transformá-los em realidade, viabilizando políticas ambientais concretas e duradouras.