A prefeita Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), anunciou neste sábado (11), que o município foi contemplado com o projeto Prev-AVC, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o Ministério da Educação.
A iniciativa coloca a cidade no mapa nacional da saúde pública. O objetivo do projeto é ser uma referência no país na linha de cuidado do Acidente Vascular Cerebral, o AVC.
“Em decorrência dos nossos bons indicadores, do trabalho realizado pelas nossas equipes locais de saúde, nos fomos reconhecidos e ficamos aqui muito honrados de sermos contemplados com um projeto dessa magnitude”, comemorou a prefeita.
Conforme a chefe do Executivo municipal, o projeto integra a Atenção Primária do município, com a pesquisa da USP, coordenada pelo Dr Jonas Loiola.
A iniciativa é realizada através da CAPES e financiada pelo Ministério da Saúde, conforme destacou a Secretária de Saúde de Tauá, Sayonara Cidade.
“Esse projeto conta com várias etapas. A grande importância dele é o acompanhamento de pacientes durante cinco anos pela USP, através da doutora Sueli Kazuê, pesquisadora que vai estar acompanhando o município”, explicou.
Tauá, conforme explicou a titular, será contemplado com equipamentos, insumos e a própria pesquisa, além de quatro bolsas de mestrado.