quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Sesa reúne gestores municipais sobre ações de vigilância relacionadas à intoxicação por metanol


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), se reuniu com gestores municipais que fazem parte do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE). O objetivo foi esclarecer os fluxos de notificação, coleta de amostras e atendimento assistencial relacionados às suspeitas de intoxicação por metanol no Estado.

Até o presente momento  não há casos confirmados no Ceará. Foram seis notificações, sendo que quatro delas já foram excluídas após investigação laboratorial, incluindo um óbito. Dois seguem em análise.

Os serviços de saúde da rede estadual, especialmente as UPAs e unidades hospitalares de referência, foram orientados quanto ao manejo clínico e à condução dos casos suspeitos. A remoção de pacientes com sintomas graves deve ser feita por meio do Samu 192 Ceará ou Samu Fortaleza, conforme o protocolo estabelecido.

O Estado do Ceará já possui doses di antídoto para o tratamento de intoxicação por metanol.

De acordo com o secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), o momento é de articulação interinstitucional e fortalecimento da resposta rápida do sistema de saúde.