De janeiro a setembro de 2025, São Gonçalo do Amarante registrou a criação de 2.863 novos empregos com carteira assinada, segundo dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Ministério do Trabalho. No mesmo período do ano passado, o município contabilizou 2.680 contratações formais, o que representa um crescimento de 6,8% no número de vagas neste ano.
Para o prefeito Professor Marcelão, o resultado reflete o compromisso da gestão em promover oportunidades e fortalecer a economia local. “Esse resultado reflete o nosso compromisso em gerar mais oportunidades, emprego e renda para os gonçalenses. Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, seguimos facilitando a ida e vinda dos trabalhadores com o programa A Caminho do Trabalho, dialogando com empresários para priorizar a mão de obra local e oferecendo cursos de qualificação profissional para quem busca novas chances no mercado”, destaca o gestor.
O município tem se consolidado como um dos principais polos de desenvolvimento do Ceará, impulsionado principalmente pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e pela chegada de novos empreendimentos. A Prefeitura de São Gonçalo atua de forma integrada com as empresas instaladas na região, promovendo ações de capacitação e intermediação de mão-de-obra, que aproximam empregadores e trabalhadores.
Além disso, programas municipais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, como ‘Pronto para Trabalhar’ e ‘A Caminho do Trabalho’, têm ampliado o acesso da população a oportunidades de emprego e formação profissional, contribuindo diretamente para o aumento da empregabilidade local.