sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Ousadia do povo foi o que tornou Tauá a primeira cidade digital do Nordeste, diz prefeita:

 

A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD), relatou, no Siará Tech Summit 2025, que o diferencial da cidade para se destacar entre as iniciativas do Sebrae no Ceará é a ousadia do povo tauaense. O município foi a primeira cidade digital do Nordeste.


Em entrevista ao Opinião CE, a prefeita destacou que o fato de Tauá estar localizado no coração do semiárido cearense incentiva a população a ser resiliente e a ter capacidade de superação.


“O grande diferencial de Tauá é o seu próprio povo: a ousadia, a resiliência e a capacidade de superação“, exaltou Patrícia.


A prefeita evidenciou que a nova geração da cidade está se destacando na área de tecnologia.


PRIMEIRA CIDADE DIGITAL DO NORDESTE


O fato de Tauá ter sido a primeira cidade digital do Nordeste foi consequência de um projeto sonhado por toda a cidade. Em um período em que era difícil o acesso à internet, e até mesmo a um computador — principalmente no interior —, o município se consolidou no ambiente digital.


“Foi um projeto sonhado por toda a cidade, que compreendeu que estávamos em pleno século XXI e que a tecnologia seria a grande revolução”, afirmou a prefeita.


NOVO TEMPO TECNOLÓGICO


A cidade está se renovando tecnologicamente por meio de parcerias com o Sebrae, a Academia Apple e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).


Um dos passos para alcançar esse novo tempo da tecnologia é participar do Siará Tech Summit 2025.


“É um orgulho saber que, das 100 startups que estão fazendo exposição aqui nesta feira, 24 são da nossa região“, destacou Patrícia.


Segundo a prefeita, a sociedade tauaense apresenta muita coragem para empreender e inovar.


“Especialmente para se permitir sonhar e mostrar que nós temos a oportunidade, todos os dias, de reescrever a nossa própria história“, finalizou Patrícia Aguiar.