quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Crescimento de Lula e Elmano nas pesquisas abala oposições



É de Brasília que partem as articulações eleitorais para a escolha de candidaturas à Presidência da República, governos estaduais e Senado Federal.

As pesquisas são o termômetro que orienta as articulações políticas. O crescimento de Lula nas avaliações de governo e nas intenções de voto praticamente fez explodir o plano de união dos partidos que formam o Centrão.

As siglas União Brasil, Podemos, Progressistas, Republicanos e Novo, que articulavam uma aliança para indicar um nome à disputa presidencial, começaram a fazer água — a nau está afundando.

Nos estados, o efeito é imediato. O deputado Felipe Mota já aponta para o fracasso do acordo que deu origem à ampla aliança e até mesmo ao projeto da federação de direita entre PP e União Brasil. No Ceará, articulava-se o lançamento de um único candidato, mas o entendimento é impossível.

O deputado pastor Alcides, lançado por Bolsonaro ao Senado, afirmou que Eduardo Girão “não abre mão, não desiste” da candidatura e de representar a direita e extrema-direita na disputa ao Governo do Ceará em 2026.