sábado, 18 de outubro de 2025

Ceará passa a contar com Carreta da Saúde da Mulher para reforçar o atendimento especializado no estado



Saúde até onde a população está. Esse é o objetivo da Carreta da Saúde da Mulher, que o Ceará recebeu do Governo Federal nesta sexta-feira (17), em cerimônia realizada no município de Russas. A iniciativa do programa Agora Tem Especialistas tem como foco a prevenção do câncer de mama – o que mais mata mulheres no Brasil – e do colo do útero – o quarto que mais causa óbitos.


Na cerimônia de entrega, que contou com a participação do governador Elmano de Freitas e da secretária da Saúde do Estado, Tânia Maria Coelho, também estiveram presentes, representando o Ministério da Saúde (MS), o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, e a diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Regina Brizolara.


De acordo com o chefe do Executivo Estadual, a Carreta da Saúde da Mulher representa um reforço ao trabalho de regionalização do tratamento oncológico que o Governo do Ceará vem priorizando. “Aqui mesmo, no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), já realizamos tratamentos e cirurgias oncológicas. Portanto, essa é mais uma importante ação voltada à saúde da mulher. Quero agradecer, em nome do povo cearense, ao Governo Federal, que vem fortalecendo a saúde do nosso estado com mais um gesto concreto por meio dessa carreta, que vai circular pelo Ceará para atender as mulheres e ampliar as ações de prevenção”, discursou.



A iniciativa, realizada pelo MS em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS) e apoio do Governo Estadual, amplia a oferta de consultas, exames, biópsias e diagnósticos para pacientes do SUS que estavam à espera de atendimento. Dessa forma, busca reduzir as desigualdades regionais na assistência especializada.