quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Câmara de Fortaleza vai debater a volta da estatização dos coletivos



O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, apresentou projeto que propõe a criação de uma missão conjunta formada por representantes do Legislativo e da Prefeitura para discutir o futuro do transporte coletivo da capital. “É preciso fazer um debate profundo sobre o futuro do transporte coletivo de Fortaleza”, justificou.

Líder do PDT, Gardel integra a base do prefeito Evandro Leitão. Segundo o vereador, o grupo deve “discutir a reestatização do transporte de Fortaleza, inclusive a refundação da CTC”.

A CTC (Companhia de Transportes Coletivos de Fortaleza) era a empresa pública municipal responsável pelo transporte de passageiros e foi liquidada para entrega do sistema aos empresários do setor.

Na gestão de Maria Luiza Fontenele, em 1985, os empresários alegaram prejuízo e se retiraram do sistema. O então vice-prefeito Américo Barreira, reconhecido como um dos maiores municipalistas do Ceará, decretou a cassação das linhas. Após o impasse, os empresários recuaram, pediram desculpas, e a CTC foi criada.

A ideia de Gardel Rolim é uma contribuição importante. Se União, Estado e Prefeitura bancam mais de R$ 200 milhões em subsídios, por que não discutir a reestatização?