A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, nesta quarta-feira (22/10), a solenidade de entrega da Medalha Herbert de Souza à primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.
A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Marcos Sobreira (PSB), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela homenageada ao povo cearense no combate à fome e à miséria em todo o estado.
Criada pela Resolução nº 481/2002, a Medalha Herbert de Souza é concedida a personalidades e instituições que se destacam na luta contra a fome e a miséria, no Ceará e no Brasil. A comenda homenageia o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, símbolo nacional da cidadania e da solidariedade, que liderou a histórica campanha Ação da Cidadania.
Sob a liderança de Lia de Freitas, o Programa Ceará Sem Fome se consolidou como uma das mais importantes iniciativas do país voltadas à segurança alimentar e à dignidade humana. O programa já distribuiu mais de 50 milhões de refeições por meio de 1.300 cozinhas instaladas nos 184 municípios cearenses, e o Cartão Ceará Sem Fome, com repasse mensal de R$ 300, que beneficia quase 50 mil famílias, já injetou mais de R$ 400 milhões na economia local.
As campanhas de arrecadação também mobilizaram grandes parceiros e resultaram na distribuição de mais de 500 toneladas de alimentos a 248 entidades credenciadas que atuam com populações em situação de vulnerabilidade social.
Em 2024, o programa deu um novo passo com a criação do eixo +Qualificação e Renda que busca promover autonomia financeira aos beneficiários por meio da formação profissional e incentivo ao empreendedorismo. Cerca de 20 mil pessoas já foram contempladas com cursos de qualificação.
Formada em Administração Pública (2005) e Administração (2004) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em Planejamento e Políticas Públicas e atualmente graduanda em Medicina pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Lia de Freitas alia preparo técnico, sensibilidade e compromisso social. Desde que assumiu a presidência do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, ela tem sido uma das principais articuladoras da iniciativa, integrando esforços do governo, prefeituras, entidades filantrópicas e organizações da sociedade civil.
Para o deputado Marcos Sobreira (PSB), autor do requerimento da homenagem, a entrega da Medalha Herbert de Souza “é um reconhecimento justo a uma mulher que tem dedicado seu trabalho e sua vida a combater a fome, a desigualdade e a exclusão social. Lia de Freitas representa o espírito solidário e transformador que move o povo cearense e honra o legado de Betinho, símbolo da luta pela cidadania no Brasil.”
A solenidade de entrega da Medalha será realizada no Plenário 13 de Maio, com a presença de autoridades estaduais, representantes de movimentos sociais, gestores públicos e parceiros do Programa Ceará Sem Fome.