segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Secretaria Municipal de Relações Comunitárias visita todos os 39 territórios de Fortaleza em oito meses de gestão


A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias (SERC), criada pela Prefeitura de Fortaleza nesta gestão, realizou, até o dia 31 de agosto de 2025, visita em todos os territórios administrativos de Fortaleza.


As visitas aos 39 territórios estão distribuídos em 88 bairros, o que equivale a 72,7% do total dos 121 bairros da cidade, até o momento. 


Durante as visitas, que também incluem a agenda do prefeito Evandro Leitão nas comunidades, os gestores da secretaria dialogam com os moradores, verificam as necessidades reais da comunidade, preparam relatórios e encaminham as demandas para as secretarias responsáveis pela execução de obras e serviços.


“O nosso trabalho vai muito além de ouvir as pessoas, o que já é fundamental. Nosso papel é ajudar a viabilizar que os moradores e a gestão construam juntos as políticas públicas que vão beneficiar toda a cidade de Fortaleza”, afirma André Barbosa, secretário municipal de relações comunitárias.


Ainda de acordo com o titular da pasta, a secretaria também realiza uma devolutiva para a população das demandas encaminhadas. ”Nós encaminhamos relatórios para as secretarias e damos um retorno rápido às comunidades”, diz.


Ainda neste segundo semestre, a SERC desenvolverá ações, tais como: Instalação dos Conselhos de Gestão Territorial; Implementação do Conselho Municipal de Participação Social e realização dos fóruns territoriais, entre outros.


Sobre os territórios

Em 2020, foi reestruturada a nova divisão administrativa da cidade de Fortaleza  para ter 12 Secretarias Executivas Regionais (SERs) e, subdividindo-se em cada uma delas, 39 territórios administrativos, com a finalidade de gerir melhor a capital e agrupar bairros com características socioeconômicas e culturais semelhantes, segundo o projeto Fortaleza 2040. 


 Saiba mais

A Secretaria Municipal de Relações Comunitárias promoveu a eleição dos agentes de relações comunitárias e cidadania, entre os dias 19 de maio a 03 de junho, nos 39 territórios municipais, divididos entre as 12 regionais da cidade, contando com 1.166 candidatos que tiveram as inscrições deferidas e estão aptos a disputar uma das vagas.