segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Programa Fortaleza Sem Fome será complementar ao Ceará Sem Fome


O Governo do Ceará garante o almoço e a Prefeitura de Fortaleza garantirá o jantar ou a segunda refeição. A meta é zerar a fome na quarta capital do país.


O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, lançará o Programa Fortaleza Sem Fome, no Anfiteatro do Paço Municipal. A iniciativa prevê a distribuição de 2.400 sopas por dia, de segunda a sexta-feira. O projeto é voltado para famílias com crianças pequenas, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. A vice-prefeita, Gabriella Aguiar, e a primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, coordenam as ações.


Fortaleza, com mais de dois milhões de habitantes, tem a maior população entre as capitais brasileiras na menor área territorial, o que gera problemas para a moradia, mas facilita o cadastro dos sem-teto, moradores de rua e pessoas em situação de fome.


O Fortaleza Sem Fome é o primeiro programa municipal do gênero entre as capitais. Hoje, existe o Brasil Sem Fome, o Ceará Sem Fome e, agora, o Fortaleza Sem Fome. A política pública de combate à fome é a principal pauta do governo Lula. Em 2025, o Governo Federal tirou o Brasil do Mapa Mundial da Fome, simbolizando avanço na luta contra a miséria.