A devoção a São Francisco de Assis ilumina os passos dos romeiros que chegam, ao longo de todo o ano, a Canindé. Na cidade onde a fé se faz caminho e destino, o Governo do Ceará entregou, nesta sexta-feira (12), a primeira etapa do Complexo Comercial e Revitalização do entorno da Estátua, um espaço de acolhimento, localizado ao lado do monumento, que reúne um centro de compras e restaurantes.
A cerimônia – realizada aos pés do santo que abdicou dos seus privilégios para tornar-se símbolo de fraternidade – foi liderada pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença de diversas autoridades. O chefe do Executivo Estadual, ao discursar, destacou que o equipamento vai fortalecer a estrutura turística no município.
“Estamos muito felizes entregando esse complexo, principalmente nesse período de festejos de São Francisco, que está prestes a começar. Muito feliz, pois eu tenho certeza que os romeiros vão se sentir muito mais acolhidos. E temos aqui a possibilidade de incrementar o comércio, é mais oportunidade para as pessoas trabalharem com melhores condições, não ficar no sol, ficar em situação mais confortável. Portanto, é um equipamento importante que vai, cada vez mais, fortalecer a estrutura turística de Canindé”.
O Complexo Comercial contempla uma área de 1.860 m². Somado com a revitalização do entorno da Estátua de São Francisco, o investimento destinado a ambos supera os R$ 13 milhões. Confira a série de intervenções realizadas:
A entrega da primeira etapa do projeto desenvolvido no entorno da estátua representa um marco para Canindé, destacou Frei César. “É um momento de muita alegria e [representa] um grande marco. Com muita alegria estaremos acolhendo não só os romeiros, não só o povo de Canindé, mas também todos os turistas que aqui chegam. Governador, muito obrigado pelo que o senhor está fazendo por todos nós”, agradeceu Frei César, referindo-se também ao apoio que o Estado dará na realização dos festejos de São Francisco.
Neste ano, o evento acontece de 24 de setembro a 4 de outubro. Considerada a maior do Brasil e segunda maior do mundo dedicada ao santo, a romaria reúne milhares de fiéis no município ao longo dos dez dias de programação.