sexta-feira, 5 de setembro de 2025

O julgamento político de Ivo Gomes em Sobral


O ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, tem usado as redes sociais para reclamar de perseguição política por parte do atual prefeito, Oscar Rodrigues. Ivo e Oscar são adversários, desafetos e pensam de forma completamente diferente. A queixa de Ivo é clara: acusa o atual gestor de articular maioria na Câmara de Vereadores para rejeitar suas contas, mesmo com parecer favorável do TCE, e assim torná-lo inelegível. “Ele quer atingir minha imagem, sou correto”, afirmou, acusando Oscar Rodrigues de “cascatear sua vida”. O prefeito nega: “Dou um prêmio a quem provar essa tese”, disse.


A atitude é uma manobra política comum. Os vereadores têm poder para aprovar ou rejeitar prestações de contas, auditadas ou não pelo Tribunal de Contas. O veredito é político. Se o prefeito deseja eliminar um adversário, articula a base. Ivo rebate: “Posso ter todos os defeitos do mundo, mas sou direito”. O problema é que acumulou inimigos por seu estilo agressivo.


Ivo provoca Oscar Rodrigues de forma rotineira. Em entrevistas e viagens, exalta os avanços de Sobral na educação e no Programa de Alfabetização na Idade Certa e acusa o atual prefeito de “destruir o projeto”. O julgamento político de Ivo vai além das urnas e segue em curso. Ele precisa articular apoio para não ter rejeitada a segunda prestação de contas dos seus oito anos de gestão.