A Câmara de Fortaleza (CMFor) lançou, nesta quinta-feira (4), o programa "Nossa Casa é de Todos", com o objetivo de aproximar o Legislativo da população, levando sessões plenárias e serviços ofertados pela Central da Cidadania diretamente às comunidades.
O programa, instituído por meio de projeto de resolução apresentado pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), estabelece como política permanente a descentralização das atividades e serviços da Câmara de Fortaleza nas 12 regionais da Cidade. A resolução foi aprovada na semana passada em plenário.
"A proposta é simples, mas poderosa: levar a Câmara para perto das pessoas. Queremos estar nas comunidades, nos bairros, ouvindo de perto as demandas da população e mostrando, com transparência, como funciona o trabalho legislativo", reforçou Leo Couto.
A primeira edição do programa ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no bairro Cais do Porto. A programação conta com realização de uma sessão plenária ordinária, emissão de RG, carteirinha de estudante, atendimentos de saúde, orientações e atendimento do Crediamigo para microempreendedores, atendimento da Procuradoria da Mulher de Fortaleza, feirinha com empreendedores locais, atrações culturais e muito mais.
Além disso, o evento contará com fomento à cultura geek e tecnologia, com ações do SANA no local.
Programa Nossa Casa é de Todos
O "Nossa Casa é de Todos" será realizado uma vez por mês, em um bairro diferente da Cidade, contemplando em forma de rodízio cada regional da Capital.
Os objetivos do programa são: fomentar a cidadania ativa e a educação política, fortalecer a representação e qualificar a produção legislativa e descentralizar os serviços ofertados pela Casa, promovendo a acessibilidade institucional.
Em alinhamento com os pilares da gestão (inclusão, inovação e sustentabilidade), todos os serviços ofertados devem observar os seguintes princípios:
I – atendimento humanizado e inclusivo;
II – adoção de práticas sustentáveis;
III – desenvolvimento de inovações tecnológicas.
Programação
11/09 — Sessão ordinária especial
Local: Auditório da EMTI Vereador Alberto Gomes de Queiroz (Av. Zezé Diogo, 782 - Cais do Porto)
Horário: 9h30 até o fim da sessão
12/09 — Serviços da Central da Cidadania, Economia Criativa e Promoção da Cultura
Local: No calçadão da orla da praia em frente à Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (R. Nezita Pereira, 263 - Cais do Porto)
Horário: 13h às 20h
Emissão de RG, carteirinha de estudante e cartão do idoso
Serviços da AMC
Aferição de pressão e glicemia
Orientações para microempreendedores
Atendimento da Procuradoria da Mulher
Feira de empreendedores locais
Stand do SANA
Atrações Culturais
13/09 — Serviços da Central da Cidadania, Economia Criativa e Promoção da Cultura
Local: No calçadão da orla da praia em frente à Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (R. Nezita Pereira, 263 - Cais do Porto)
Horário: 8h às 12h
Emissão de RG, carteirinha de estudante e cartão do idoso
Serviços da AMC
Aferição de pressão e glicemia
Orientações para microempreendedores
Atendimento da Procuradoria da Mulher
Feira de empreendedores locais
Stand do SANA
Atrações Culturais