sábado, 20 de setembro de 2025

O administrador Rogério Cristino recebe título “Orgulho de Roraima” por contribuição na criação do CRA-RR


A Assembleia Legislativa do Estado de Roraima concedeu, em sessão solene realizada no dia 9 de setembro de 2025, o título “Orgulho de Roraima” ao presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), Adm. Francisco Rogério Cristino. A homenagem foi oficializada por meio do Decreto Legislativo nº 064/2025, de autoria do deputado estadual e Administrador Marcos Jorge.


O reconhecimento destaca a atuação de Cristino na coordenação da comissão especial que, em 2008, realizou a vistoria e elaborou o parecer técnico que resultou no desmembramento do CRA/AM/RR e na criação do Conselho Regional de Administração de Roraima (CRA-RR). O trabalho envolveu visitas a universidades, órgãos públicos, entidades de classe e reuniões com autoridades, como o governador á época o cearense José Anchieta (in memória), consolidando as condições necessárias para a instalação do novo regional.


Na época, o relatório produzido pela comissão contou com a participação de representantes do CFA e do CRA/AM/RR, registrando o apoio de gestores locais e da classe administrativa de Roraima. O movimento também recebeu respaldo institucional de entidades como a Prefeitura de Boa Vista, a Assembleia Legislativa e instituições de ensino superior.

Ao receber o título, Rogério Cristino ressaltou que o reconhecimento pertence não apenas a ele, mas a todos os administradores e administradoras que lutaram pela valorização da profissão em Roraima. “Foi uma conquista coletiva, fruto do esforço de muitos colegas e instituições que acreditaram na importância de um conselho próprio para o estado”, afirmou.


A entrega do título simboliza a valorização da trajetória de Cristino e reforça a relevância histórica do processo que garantiu aos profissionais de Administração de Roraima uma entidade regional autônoma, fortalecendo a representatividade da categoria na Amazônia.