sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Número de prisões com base em denúncias ao Disque-Denúncia 181 aumenta 66% em relação ao ano anterior




A garantia de anonimato torna o povo cearense peça importante para as ações das Forças de Segurança. O número de prisões realizadas com base em informações passadas ao Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS),aumentou 66% entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O serviço tem se consolidado como peça importante no combate a crimes no estado.


Uma ligação pelo 181, uma mensagem pelo WhatsApp (85) 3101-0181 ou até mesmo uma informação cadastrada no site E-Denúncia. Foi por meio desses canais que a SSPDS recebeu denúncias que levaram à prisão de 240 indivíduos entre janeiro e agosto deste ano. Esse número é 66% maior que as 145 prisões realizadas no mesmo período de 2024.


A cada ano é registrada uma maior participação dos cearenses. O capitão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Diogo Monteiro, gestor do Disque-Denúncia 181, observou que a garantia do anonimato tem estimulado a população a denunciar por meio do serviço. “O entendimento sobre a importância do 181 tem crescido. Nosso serviço está disponível há quase 20 anos, mas ele vai se fortalecendo a cada dia, conforme buscamos ferramentas para ampliar a participação”, pontuou. “Acredito que a população confia no anonimato e isso vem se consolidando, principalmente no boca a boca [da sociedade]. Além disso, as pessoas enxergam o resultado, porque veem suas denúncias sendo checadas”, acrescentou.