Segundo maior município cearense em área territorial e polo econômico da região dos Inhamuns, Tauá mergulhou no universo do agronegócio e da cultura sertaneja com a abertura do I AgroTauá, realizada na noite desta quinta-feira (25).
O evento, que segue até o próximo domingo (28), reúne uma ampla programação com feira de negócios, competições equestres, rodeio e atrações culturais, movimentando a economia local e atraindo criadores, empresários e turistas ao município dos Inhamuns.
Durante a solenidade de abertura, a prefeita Patrícia Aguiar (PSD) destacou a relevância do evento como motor de desenvolvimento regional.
“O I AgroTauá é um marco para o nosso município. Estamos unindo a força do nosso agronegócio, com a nossa cultura e o entretenimento. Este evento é uma grande vitrine para o potencial de Tauá e uma oportunidade única de gerar negócios e renda para a nossa gente”, afirmou.
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho (PSD), também esteve presente e ressaltou o apoio do Governo do Estado à iniciativa.
“Eventos como o AgroTauá são fundamentais para impulsionar a economia cearense. Levar o desenvolvimento para o interior, apoiando a cadeia produtiva do agronegócio e fomentando o turismo regional, é uma de nossas prioridades. Tauá dá um exemplo de como potencializar suas vocações naturais”, declarou.
Com a feira de negócios funcionando como o coração do evento, o público encontra exposições de animais, produtos da agricultura familiar, espaços gastronômicos e uma série de atividades paralelas.
A programação também inclui prova de Pista Mangalarga Marchador, competições de Ranch Sorting, vaquejada e muito forró pé de serra, garantindo entretenimento para todos os perfis de público.
IMPORTÂNCIA DE TAUÁ PARA O AGRO
O município de Tauá vem se destacando no setor da agropecuária. A cidade tem, por exemplo, o maior rebanho de ovinos e caprinos do Ceará, impondo-se no contexto regional, sendo considerada a Capital do Carneiro. Recentemente, a cidade também alcançou uma conquista considerada histórica: tornou-se a primeira do Ceará, e a segunda de todo o Nordeste, a obter o selo federal de inspeção sanitária.
A certificação, concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), permite a comercialização de produtos de origem animal em todo o território nacional.
O município também vem apostando em políticas públicas de fomento. Em 2023, foi lançado o programa Agro Tauá Produtivo, que busca estruturar e fortalecer as atividades rurais — tanto agricultura quanto pecuária — através de arranjos produtivos locais e tecnologias sociais adaptadas ao semiárido.
Evento reúne feira de negócios, competições e atrações culturais até domingo (28). Foto: Divulgação/Prefeitura de Tauá
Também existem iniciativas de mecanização para a agricultura familiar, como o serviço de aragem de terras, que facilita o preparo do solo para plantio, reduz esforço manual e pode aumentar rendimento produtivo. O projeto, lançado no começo deste ano, busca beneficiar diretamente 50 agricultores familiares do Agro Tauá Produtivo, situados nos distritos do município.
Cada produtor tem acesso a cinco horas de serviço de aração de terras, contribuindo para o plantio de culturas como milho, sorgo, feijão, milheto e capins. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade inicial de beneficiários, os produtores serão divididos em blocos de 50, garantindo a continuidade do atendimento, conforme a Prefeitura.
A gestão municipal aponta que o uso de tratores não apenas reduz custos e melhora a eficiência da produção, mas também incentiva práticas agrícolas sustentáveis. O projeto prioriza técnicas como rodação de culturas, plantio em curvas de nível e preservação de áreas, evitando o uso de queimadas e contribuindo para a conservação do solo.
EVENTOS IMPORTANTES E RECONHECIMENTO
Tauá tem promovido encontros estaduais que reúnem cooperativas, governo e entidades de agricultura familiar para debater estratégias de ampliação da produção rural, inovação e combate à insegurança alimentar.
Um exemplo disso é que o município garante 100% de aquisição da merenda escolar junto à agricultura familiar local, um indicativo forte de economia local circulante e de fomento da produção rural regional.
Também está sendo construído um Parque de Exposições, com investimento de R$ 18 milhões, para sediar feiras agropecuárias, eventos regionais, pavilhões para animais, hortifrutis. Isso dinamiza comercialização, visibilidade e integração entre produtores.
A presença de eventos como “Dia de Campo” para revitalização de culturas (algodão, por exemplo) aponta que Tauá é centro de testagem e difusão de tecnologias agrícolas.
