A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste sábado (20/9), a partir das 8h, na Academia do Professor Darcy Ribeiro, a sexta audiência pública para revisão do Plano Diretor Participativo e Sustentável de Fortaleza. Na audiência serão abordadas as diversas Zonas da Macrozona do Ambiente Construído, bem como as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS).
Para cada uma dessas zonas serão apresentados os territórios em que se inserem, os parâmetros e instrumentos urbanísticos que deverão ser aplicados, as ações estratégicas e as estratégias relacionadas ao planejamento, regularização e participação social nas Zonas Especiais de Interesse Social. No material que será apresentado já constarão as contribuições recebidas em audiência relativa ao tema no primeiro ciclo de audiências.
Na Macrozona do Ambiente Construído encontram-se quatro tipos de zonas: a Zona de Intensificação (ZIN), a Zona de Qualificação (ZOQ), a Zona de Estruturação (ZOE) e a Zona de Interesse Social (ZIS).
Os espaços da cidade demarcados como Zona de Intensificação (ZIN) são privilegiados quanto à existência de infraestrutura urbana, bem servidos pelo sistema de transportes públicos, serviços e equipamentos públicos, comércio de bens e serviços, e possuem grande oferta de empregos. De acordo com a vice-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), Lia Parente, esses espaços são apropriados para estimular a ocupação populacional.
As áreas demarcadas como Zona de Qualificação (ZOQ) possuem razoáveloferta de transportes públicos, infraestrutura urbana, equipamentos, serviços públicos e oferta de empregos. “Dessa forma, o estímulo ao adensamento pode ocorrer de forma sustentável, se realizado em menor intensidade”, pondera Lia.
Já nas áreas demarcadas como Zona de Estruturação (ZOE) - que não possuem infraestrutura urbana completa, contam com pouca oferta de serviços, equipamentos públicos e empregos formais - não deve haver estímulo para ocupação. Para Lia, seria impróprio levar mais pessoas a residirem nestas áreas sem condições adequadas.