O Hub Cumbuco reabrirá nesta sexta-feira (26/09), em meio à temporada de ventos de 2025, com o objetivo de promover iniciativas voltadas ao desenvolvimento de praias inteligentes. Criado durante a pandemia de COVID-19 pelo Instituto Winds for Future em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Caucaia, o espaço funcionará no Centro de Apoio ao Turista (CAT), com apoio da Construtora Cumbuco. A reabertura do espaço ocorrerá às 14 horas.
A proposta de uma praia inteligente é criar um ambiente onde governo, empresas e a sociedade tenham um compromisso com o desenvolvimento sustentável, cuidando das pessoas e dos recursos naturais. A reabertura do Hub Cumbuco busca dar voz a iniciativas que possam ajudar o Cumbuco a se tornar um destino mais inteligente, unindo a comunidade para a correta gestão de resíduos, a segurança em espaços públicos e a promoção da resiliência e adaptação.
A inteligência da praia já pode ser observada em diversas ações, como a adesão de duas escolas locais ao programa Escolas Azuis, a iniciativa Kite for the Ocean - por um oceano sem plástico e o trabalho do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) na proteção de ninhos de tartarugas. Outra forma de inteligência em andamento é a criação de um programa de apoio a nômades digitais.
Ao oferecer um coworking e um auditório para a realização de reuniões presenciais e híbridas, o Hub Cumbuco quer atrair eventos que incentivem a sociedade a pensar em soluções inteligentes para a praia, como o desenvolvimento de aplicativos de segurança para a prática do kitesurf ou o videomonitoramento em áreas públicas. O espaço abrigará um dos primeiros eventos no dia 7 de outubro, com a divulgação de dois editais de inovação que darão apoio a ideias inovadoras que possam resolver problemas de uma praia em busca de mais inteligência.
O Cumbuco, que há 50 anos era um loteamento de veraneio, se transformou em um polo cultural nas últimas duas décadas, impulsionado principalmente pelo desenvolvimento do kitesurf. O esporte tornou a praia conhecida mundialmente, atraindo pessoas de diferentes nacionalidades que moram no local por semanas ou meses. A iniciativa de tornar o Cumbuco uma praia inteligente significa aproveitar a diversidade da comunidade para desenvolver soluções locais que possam ser replicadas em outros destinos.