quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Governo debate pesca artesanal no Ceará, durante Seminário


Com o objetivo de debater medidas que fortaleçam a pesca artesanal no Ceará, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura (SPA), participa, no próximo dia 29 de setembro, do I Seminário da Pesca Artesanal. O evento, promovido pela Federação das Colônias de Pescadores do Ceará (Fepesce), acontece no auditório do Anexo II, da Assembleia Legislativa, e contará com a presença do ministro da Pesca, André de Paula e de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e de entidades ligadas ao setor pesqueiro no estado. 


A programação inclui uma série de discussões voltadas às colônias, sindicatos, federação e demais organizações sociais, para discutir políticas públicas para a pesca artesanal no Ceará.  Entre elas, painéis sobre Organização Sindical, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e Seguro Defeso. 


De acordo com o titular da pasta no Ceará, Oriel Filho, o governo estadual tem promovido ações e buscado executar projetos que valorizem e reconheçam a importância do setor. “A realização deste Seminário é mais um compromisso no apoio institucional aos pescadores. Enquanto houver avanços para o segmento nós estaremos em busca de trazer, de oferecer e de disponibilizar”, garante o secretário.


No Ceará, através da SPA, milhares de pescadores são acompanhados por meio do programa de Fortalecimento da Renda e Trabalho para a Pesca Artesanal do Ceará (FortPesca).