A Prefeitura de Tauá realizou, através da Rede Principal de ensino da cidade, a implementação de 100 lousas digitais interativas nas escolas públicas. O equipamento tecnopedagógico pertencia a apenas algumas escolas particulares e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões.
O secretário da educação de Tauá, João Álcimo Viana, destacou que todas as escolas de ensino fundamental, ou seja, 34 instituições, receberam a nova ferramenta de ensino. Ao todo, são aproximadamente 3.500 alunos beneficiados diretamente e 120 profissionais capacitados para atuar com as novas lousas.
“As lousas digitais interativas têm proporcionado uma nova maneira de ensinar e aprender, permitindo aulas mais dinâmicas e interativas“, disse o secretário, destacando que a ação ocorre de forma integrada, com todos os secretários municipais participando.
A expectativa é que, até o primeiro semestre de 2026, as escolas públicas de Tauá estejam com 100% das salas de aula de ensino fundamental com a presença da lousa digital interativa.
As turmas de primeiro, terceiro, sexto e sétimo ano são as únicas que faltam para que todo o ensino fundamental da cidade esteja utilizando a nova ferramenta de educação.
PESQUISA COM OS PROFESSORES
A Prefeitura realizou um trabalho de pesquisa com os professores da cidade com relação à implementação das lousas digitais. Conforme o secretário da Educação de Tauá, João Alcino Viana, todos os profissionais da área compreendem que se trata de uma ferramenta de grande relevância para o ensino das crianças.
“Todos compreendem que se trata de uma ferramenta de grande relevância para o contexto atual de educação escolar e principalmente quando se fala de uma educação escolar que está expandindo a sua jornada diária para o tempo integral, como é o caso da Secretaria Municipal do município de Tauá”, frisou.
Além disso, o modelo (de estudantes mais conectados) tende a se manter no futuro escolar dos estudantes, que sairão do ensino fundamental em direção ao ensino médio – já de responsabilidade do Estado.
Pesquisa recente da TIC Educação, divulgada na última terça-feira (16), mostra que a maioria (7 em cada 10) dos alunos brasileiros do ensino médio e que utilizam a internet usa ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT e o Gemini, em pesquisas escolares.
Apesar disso, apenas 32% deles receberam alguma orientação nas escolas sobre como utilizar, de forma segura e responsável, essa tecnologia. Além disso, 37% dos estudantes de ensino fundamental e médio disseram usar as ferramentas na busca de informações.
Entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental, a proporção sobe para 39% e, entre os estudantes do ensino médio, chega a 70%. Os dados mostram a importância de pensar uma estrutura mais completa, unindo pais, alunos e o corpo escolar para um processo de ensino-aprendizagem mais eficaz.
ESTRUTURA TECNOLÓGICA
Com cada lousa valendo R$ 63.600, a ferramenta mede 4 metros de comprimento e 1 metro de altura. Na sua estrutura tecnológica, as lousas são compostas por uma plataforma de inteligência artificial, aplicativo próprio para o quadro e texto automático. Além da criação de áudio, imagens por IA e auxílio para os professores.
As lousas digitais podem gerar áudio e imagens por IA. Foto: Divulgação/Prefeitura de Tauá
Os alunos possuem acesso a tablets que conectam com as lousas digitais, para que os professores trabalhem o conteúdo em sincronia com o estudante.
“Ao tempo em que o professor trabalha o conteúdo na lousa digital, o aluno possa ter essa sincronização e ter uma interatividade maior“, destacou Alcino.

LABORATÓRIOS MAKERS
O município de Tauá tem investido em material digital para a escola. Entre as ações realizadas está a presença de laboratórios Makers. Essa estrutura incentiva os alunos a desenvolverem, a partir dos seus componentes curriculares, projetos, na prática.
Os laboratórios Maker possuem impressoras 3D e uma máquina cortadora a laser. Além da realização de aulas de robótica e inteligência computacional. A educação maker também é inserida no ensino da pré-escola, de acordo com a capacidade cognitiva das crianças de até 5 anos.
PROGRAMA METAS
A rede de ensino de Tauá possui, ainda, o Programa Metas, uma plataforma integrada da gestão educacional que inclui a aquisição de diversos equipamentos, como notebooks e smart TVs para os profissionais de ensino.
O projeto abrange tanto professores das escolas como profissionais da sede da Secretaria da Educação. As aquisições de equipamentos se devem tanto ao ensino fundamental quanto às turmas de educação infantil.
DESTAQUE NA EDUCAÇÃO
O município de Tauá recebeu recentemente a classificação de 26 escolas Nota 10, com 26 turmas Nota 10. A Prefeitura vem investindo em novas ferramentas tecnológicas e tem o objetivo de evoluir cada vez mais na área da educação.
“O nosso propósito é continuar evoluindo com os indicadores educacionais. Para isso, a lousa digital tem sido uma ferramenta estratégica. O nosso grande propósito é que esse investimento seja reverberado em indicadores de aprendizagem ainda melhores”, pontuou o secretário.