terça-feira, 23 de setembro de 2025

Alece celebra 60 anos de criação do Dia do Administrador em sessão solene



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou o Dia do Administrador, nesta segunda-feira (22/09), durante sessão solene no Plenário 13 de Maio requerida pelos deputados Sérgio Aguiar (PSB), Davi de Raimundão (MDB), Marcos Sobreira (PSB), Júlio César Filho (PT) e Juliana Lucena (PT).

Celebrada oficialmente no dia 9 de setembro, a data marca a aprovação da Lei n.º 4.769/1965, que regulamentou a profissão no País, completando 60 anos neste mês. 


Deputado Sérgio Aguiar (PSB) - Foto: Érika Fonseca / Alece


Durante pronunciamento, o deputado Sérgio Aguiar lembrou que “há 10 anos, fui procurado por colegas administradores para cumprir uma grande e importante missão: substituir o querido deputado Welington Landim, falecido prematuramente diante de um Ceará comovido, para, anualmente, homenagear essa profissão imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico do Ceará e do Brasil”, recordou.

Sérgio Aguiar ressaltou que os administradores são fundamentais desde tempos remotos da história e que a profissão evoluiu ao longo do tempo, recebendo respaldo e sendo estudada nas universidades. “Hoje, a Administração é uma ciência que facilita a vida da sociedade. Nos dias atuais, sabemos que o administrador é um multiprofissional, um eterno aprendiz”, pontuou.  


O parlamentar frisou a importância de valorizar e reconhecer a profissão e ressaltou que “o Brasil e o Ceará se fortalecem economicamente a partir do crescimento de suas empresas públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos". "As instituições públicas e privadas que têm compromisso com a produtividade, qualidade, com os aspectos positivos do universo do crescimento sabem que a administração é a mola propulsora do desenvolvimento e também da prosperidade”, concluiu o parlamentar. 


Um dos homenageados na sessão solene e membro da Academia Cearense de Administração (ACAD), Gaudêncio Gonçalves de Lucena agradeceu o reconhecimento oferecido pela Alece e ressaltou a responsabilidade de preservar e enaltecer a profissão. Para ele, a administração deve ser vista não apenas como técnica, mas como instrumento de progresso humano e capacidade de transformar recursos em desenvolvimento. 

Gaudêncio Lucena explicou ainda que “a criação da  Lei n.º 4.769/1965 deu identidade e dignidade a uma profissão que hoje é pilar do nosso futuro". "No Ceará, a história da administração antecede a própria lei. Foi em 1957, e instalada em 1961, que surgiu a Escola de Administração do Ceará. A nossa escola foi uma das primeiras do Brasil a formar administradores, tornando-se orgulho e exemplo”, informou. 

Ele enalteceu também os grandes empresários do Ceará, além dos pesquisadores das universidades cearenses e administradores que deixaram contribuições no setor público.


Presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA-CE), administrador Francisco Rogério Cristino - Foto: Érika Fonseca / Alece