Elmano de Freitas é uma renovação política. Evandro Leitão é renovação. André Fernandes é renovação. Felipe Mota é renovação. Guilherme Sampaio é renovação. Messias do MST é renovação. Romeu Aldigueri surge como uma liderança forte e importante dentro desse movimento de renovação.
A presença desses novos atores políticos, ainda em evolução como lideranças, cria um ambiente competitivo e capaz de gerar grandes expectativas eleitorais.
A internet abriu um novo capítulo na cena política. As redes sociais produziram os chamados “youtubers”, pessoas que criam fatos de todos os tipos. Sejam verdadeiros ou falsos, tornaram-se famosos e influentes, conquistando mandatos eletivos. Até que a sociedade aprenda a diferenciar caráter, mentira e verdade, teremos de conviver com falsos e verdadeiros líderes.
As apostas são altas para o futuro político de cada um dos novos nomes. Por enquanto, os líderes que agem com a verdade estão sendo vitoriosos e ocupando funções públicas relevantes.