Com o objetivo de dar mais transparência à sua gestão, a Universidade Federal do Ceará (UFC) deu início à abertura de 90 bases de dados com diversas informações de interesse da sociedade. Destas bases, 72 já estão disponíveis no site dados.ufc.br e no Portal Brasileiro de Dados Abertos, podendo ser consultadas diretamente pela população, de forma clara e acessível, sem a necessidade de solicitação à Ouvidoria Geral da UFC ou outros setores. As demais bases serão abertas no decorrer de 2025 e 2026.
Para a ouvidora-geral da UFC, professora Verônica Morais Ximenes, “a abertura é um marco muito importante, porque ela dá um salto em relação à disponibilização de informações no formato aberto”. Hoje, a universidade já oferece painéis estratégicos online, que apresentam as informações tratadas. Agora, com a publicização de dados abertos, é conferido acesso também a material bruto, de modo que qualquer cidadão pode obter dados e cruzá-los entre unidades diferentes para uma análise mais profunda sobre a realidade administrativa e de gestão da UFC.
Para isso, as planilhas são disponibilizadas em dois formatos (.csv e .ods), que permitem o download livre e podem ser abertos em mais de um programa. Enquanto o CSV é um formato de texto simples, ideal para dados brutos e transferência, o ODS é mais comumente aberto por aplicativos de planilha e oferece mais recursos, como formatação e fórmulas, permitindo um exame mais avançado de dados. “São formatos que permitem essa liberdade de fazer análise com os nossos dados”, pontua.
Além da Ouvidoria Geral, o Plano de Dados Abertos (PDA) da UFC é acompanhado sistematicamente também pelo encarregado da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na UFC, professor Júlio Francisco Barros Neto. As 72 bases já abertas passaram por análise crítica de modo a garantir que nenhum dado sensível seja divulgado. “Aquelas que tinham algum problema foram adaptadas para não fornecer nenhuma informação que não seja permitida pela LGPD”, explica a ouvidora-geral da UFC.
Com a aprovação do PDA pela Controladoria Geral da União (CGU), a UFC se adequa ao Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, que institui a Política de Dados Abertos do poder executivo federal. A partir da integração do site dados.ufc.br com o Portal Brasileiro de Dados Abertos, as bases serão monitoradas e acompanhadas sistematicamente pela CGU. Isso possibilitará o início de uma série histórica a partir deste ano. As informações da UFC serão atualizadas periodicamente, a maioria delas anualmente, conforme cronograma estabelecido no documento.