terça-feira, 19 de agosto de 2025

Novo consórcio cearense de desenvolvimento econômico e sustentável promoverá colaboração intermunicipal para região do Vale do Jaguaribe


Em nova etapa para avançar em políticas públicas de desenvolvimento econômico para as vocações regionais do estado, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), lançou na terça-feira (19), o Consórcio de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Vale do Jaguaribe. O lançamento ocorreu na sede da SDE, com as presenças do secretário da SDE, Domingos Filho, de representantes do órgão e de prefeitos municipais associados ao consórcio. 


O consórcio público intermunicipal tem como objetivo promover a articulação de seus associados na viabilização de recursos e meios para o desenvolvimento de políticas públicas de responsabilidade municipal, mediante ações compartilhadas. A associação é formada pelos municípios que integram o semiárido cearense e que enfrentam desafios decorrentes dos aspectos climáticos, pluviométricos e de solos.



Quinze municípios cearenses compõem o novo consórcio estadual: Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. 


Durante o lançamento, o secretário da SDE, que presidiu o momento, e os prefeitos municipais falaram sobre a iniciativa, vocações regionais das cidades e deliberaram sobre diretrizes e providências necessárias para o desenvolvimento da nova associação.


Além disso, os gestores elegeram a primeira presidência do consórcio: foram eleitos presidente José Joeni - prefeito de Alto Santo; 1º vice-presidente Celso Gomes - prefeito de Iracema, 2º vice-presidente Glauber Holanda - prefeito de Ererê, secretário geral Raimundo César - prefeito de São João do Jaguaribe, tesoureira Dilmara Amaral - prefeita de Limoeiro do Norte. 


“O consórcio é mais uma das políticas públicas de sucesso desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da SDE, para promover o desenvolvimento econômico regional. Nosso propósito é que o consórcio venha capacitar cada município dentro de sua linha econômica de incentivo, estimulando o empreendedorismo e, sobretudo, entender as necessidades e potencialidades para trabalharmos soluções e melhorias de cada região”, declarou o titular da SDE.