quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Eleição 2026: Lula volta a ficar à frente de Tarcísio no 2º turno, diz Quaest; presidente também venceria os outros 8 potenciais adversários

 


O presidente Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turno na disputa para a Presidência da República nas eleições de 2026, mostra pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (21).


Segundo o levantamento, Lula descolou de todos os nomes pesquisados em eventual 2º turno, inclusive do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem estava em empate técnico no limite da margem de erro na pesquisa anterior, de julho.


A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto — antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e do seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Ao todo, foram ouvidas 12.150 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.


A pesquisa traçou cinco cenários de 1º turno e nove cenários de 2º turno. A lista de eventuais candidatos inclui Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União) e Flávio Bolsonaro.


Na pesquisa anterior, divulgada em julho, Lula empatava em eventual 2º turno com Tarcísio e superava os demais concorrentes. Em julho, o empate ocorria com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite.


Testado pela primeira vez, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 32% contra 48% de Lula, diferença de 16 pontos para o presidente.


As demais diferenças a favor de Lula são: Tarcísio (8 pontos), Ratinho Júnior (10), Bolsonaro (12), Michelle (13), Romeu Zema (14), Eduardo Bolsonaro (15), Eduardo Leite (16) e Ronaldo Caiado (16).


A pesquisa com as intenções de voto mostra, ainda, que:

O percentual de eleitores que acham que Lula não deve se candidatar permaneceu em 58%. Para o caso de Jair Bolsonaro, essa fatia oscilou três pontos para cima, e chegou a 65%;

A fatia dos que tem "mais medo da volta de Bolsonaro" oscilou três pontos para cima, para 47% e os que têm "medo de Lula continuar" oscilaram 2 pontos para baixo e são 39%.

Essa oscilação no que dá "mais medo" foi maior entre os eleitores que dizem não ter posicionamento político: a fatia nesse segmento dos que têm mais medo de Bolsonaro voltar oscilou de 38% para 46%, no limite da margem de erro. Os que temem Lula oscilaram para baixo, dentro da margem de erro, para 25%.

A rejeição a Lula caiu de 57% em maio para 51% em agosto. Já a de Tarcísio de Freitas subiu de 33% para 39%. Jair Bolsonaro oscilou dois pontos para cima e passou a ser o pré-candidato com maior rejeição: 57% (leia mais).


A Quaest testou cenários em oito estados. Em São Paulo, onde Bolsonaro venceu em 2022, ele agora perderia para Lula em um eventual segundo turno. Já contra Tarcísio no mesmo estado, o petista aparece atrás: 35% a 52%.


(G1)