O deputado Acrísio Sena (PT) informou, nesta terça-feira (12/08), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o início de seminários temáticos de letramento digital com foco em inteligência artificial no segundo semestre. Segundo ele, o primeiro debate sobre letramento digital neste semestre aconteceu no início de agosto, em São Gonçalo do Amarante e, na última sexta-feira (08/08), no Cariri.
“Nós iniciamos de forma descentralizada os debates, saindo de Fortaleza para levar os encontros para as macrorregiões do Ceará. Nós fizemos um seminário bastante produtivo em São Gonçalo do Amarante e vamos realizar outro nesta sexta-feira, na Fatec do Cariri”, anunciou. Acrísio Sena ressaltou que o objetivo é debater o tema em dez macrorregiões do Ceará de forma sistematizada. Conforme ele, a discussão é central no debate público.
“O motivo é que a pauta está na ordem do dia, no centro dos debates, tanto no Plano Nacional de Educação (PNE) quanto no Plano Estadual de Educação (PNE). É impensável pensar estratégia educacional para a próxima década que vai da alfabetização ao ensino superior sem levar em consideração o letramento digital com foco na inteligência artificial”, argumentou.
O deputado anunciou que estão programados três novos encontros. Um nesta sexta-feira (15/08) em Sobral, às 9h, no auditório do Centro de Educação a Distância (CED); em Limoeiro do Norte, no dia 12 de setembro, às 9h, no auditório do CVT Limoeiro do Norte, e no dia 26 do mesmo mês, no auditório da Fatec Sertão Central, em Quixeramobim.
“O nosso projeto de indicação 147/2025, independente de ser aprovado ou não, trabalha uma série de estratégias interessantes, como a de criar uma rede de colaboração e inovação reunindo educadores para desenvolver conteúdos”, acentuou.