domingo, 31 de agosto de 2025

Morre o radialista Chico Rocha referência no esporte cearense e na ética profissional


Morreu na tarde deste domingo, 31, o radialista Chico Rocha. A causa foi insuficiência cardíaca. 


Chico Rocha ao lado de Vilar Marques na  Rádio Clube, AM 1200, promoveram registro histórico ao criar o TIMÃO da Clube, comandado por eles. Conseguiram por anos liderar a audiência. 


Formação: Vilar, Tom Barros, Chico Rocha, Júlio Salles, Messias Alencar, Roberto Moreira que coordenava a equipe.  Agachados: Paulo César Carioca, Lima Jr., Alberto Pinheiro, Suvela (técnica) e Souza Filho.


Chico Rocha é uma referência como profissional do esporte no rádio e na vida colocou a ética como exercício profissional.

Marcha realizada pela Alece mobiliza sociedade na luta contra a violência de gênero


O lilás, cor símbolo da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, coloriu o entorno da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) durante a 3ª Marcha em Defesa das Mulheres, iniciativa da Casa, por meio da  Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC). A marcha seguiu da seda da PEM, na avenida Desembargador Moreira, até a Praça das Flores. 


Parlamentares, servidores, e entidades parceiras caminharam até a Praça da Imprensa em defesa dos direitos das mulheres. A festa pela igualdade de gênero teve direito a trio elétrico e a  bateria do Camaleões do Vila, que embalaram o grito de resistência contra a violência de gênero, que apresenta índices alarmantes em todo o País. 


Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri frisou que o evento integra as ações da Alece durante o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher e reforça o comprometimento do Poder legislativo com a causa. ''Mais uma ação  do nosso Agosto Lilás e isso aumenta ainda mais o nosso  senso de responsabilidade e compromisso com a causa das mulheres. Estou muito  feliz  de estar aqui representando nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB), os deputados e toda a  rede de apoio da Alece''. 

Feira Fama chega a Cascavel com programação gratuita de cultura e empreendedorismo


A cidade de Cascavel recebe a Feira Fama entre sexta-feira (29 a 31/08), sempre das 18h30 às 21h. Em sua terceira edição no ano de 2025, após passar pelos municípios de Irauçuba e Fortaleza, o evento será na Praça São Francisco, no Centro, com uma programação gratuita e aberta ao público. A feira busca promover o empreendedorismo, a cultura e a economia local.


Com o tema "De todo canto pra toda gente", a Feira Fama reúne centenas de expositores dos segmentos de artesanato, moda, gastronomia e agricultura familiar. O evento, realizado pela Femicro-CE em parceria com o Sebrae Ceará, conta com patrocínio do Banco do Nordeste e do SESI, além de apoio institucional da FIEC, Fecomércio-CE (SESC e SENAC), Revista Acontece e da Prefeitura Municipal de Cascavel.


De acordo com a presidente da Femicro Ceará e organizadora da feira, Dalvani Mota, a Feira Fama está sempre crescendo e interiorizando suas ações. “A programação busca aproximar o público dos expositores, do artesanato à agricultura familiar e o Sebrae Ceará é parceiro na realização do evento”. Após a passagem por Cascavel, o circuito da Fama 2025 segue para Sobral, de 3 a 5 de outubro; e Redenção, de 28 a 30 de novembro.


Cultura, moda e música na programação


A Feira Fama terá um espaço dedicado a desfiles, shows e apresentações artísticas. Na sexta-feira (29/08), a abertura será com o Coco do Balbino e a Escola de Samba Bagaceira, seguida por desfiles inclusivos. A noite se encerra com show da Banda Borogodó.


No sábado (30/08), o Grupo Desequilibradoz fará uma apresentação de circo. A programação inclui desfiles de marcas locais, capoeira e a apresentação do grupo New Choro.


O domingo (31/08) contará com contação de histórias para crianças e desfiles de moda praia e urbana de marcas de Cascavel e região. A programação musical terá DJ Marcelo Di Castro e Banda Brasílis. A programação completa do evento, incluindo as oficinas e aulas-show, pode ser consultada no Instagram da Feira Fama @feirafamaoficial.


Julgamento de Bolsonaro começa na terça-feira

 

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começa a julgar nesta terça-feira (2) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusado de elaborar um plano de golpe de Estado no país em 2022.


O ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, marcou sessões em cinco dias para análise do caso. Em duas dessas datas, o julgamento ocorre das 9h às 12h. Nos outros três dias, haverá duas sessões diárias: umas das 9h às 12h e outra das 14h às 19h.


A primeira sessão será aberta com a leitura do relatório pelo ministro Alexandre de Moraes. O documento deverá oferecer um panorama abrangente das provas reunidas e produzidas ao longo do processo. Essa etapa não tem um limite de tempo.

Na sequência, terão a palavra o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e os advogados de defesa dos oito réus. Cada parte — acusação e defesas — deve apresentar sua sustentação oral em até uma hora.


A única exceção se aplica ao procurador-geral, que poderá ter tempo adicional, em razão do julgamento envolver mais de um réu. Essa ampliação, contudo, depende de autorização do presidente da Primeira Turma.

Encerradas as manifestações, o ministro Alexandre de Moraes apresentará seu voto, seguido pelos demais integrantes do colegiado, que também votarão. Não há limite de tempo para a exposição de cada voto.


Os réus não precisarão comparecer presencialmente ao julgamento no STF. Conforme apurou a CNN, o tenente-coronel Mauro Cid optou por não comparecer ao julgamento para evitar constrangimentos com os demais réus.


Veja quem são os réus do núcleo 1 

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República; 
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil no governo de Bolsonaro, candidato a vice-presidente em 2022; 
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente; 
  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-presidente da Abin (Agência Brasileira de Inteligência); 
  • Almir Garnier, almirante de esquadra que comandou a Marinha no governo de Bolsonaro; 
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro; 
  • Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) de Bolsonaro; e 
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa de Bolsonaro. 

Veja datas e horários do julgamento

  • 2 de setembro, terça-feira: 9h às 12h (Extraordinária) e 14h às 19h (Ordinária)
  • 3 de setembro, quarta-feira: 9h às 12h (Extraordinária)
  • 9 de setembro, terça-feira: 9h às 12h (Extraordinária) e 14h às 19h (Ordinária)
  • 10 de setembro, quarta-feira, 9h às 12h (Extraordinária)
  • 12 de setembro, sexta-feira, 9h às 12h (Extraordinária) e 14h às 19h (Extraordinária)
( Bolg do Magno)

Prêmio Sintaf de Jornalismo

 O Sindicato dos Fazendários do Ceará ( Sintaf) lançará no próximo dia 2 de setembro, a partir das 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), a 3ª edição do Prêmio Sintaf de Jornalismo (SintafJor). 

Servidores fazendários, profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo do Ceará estão convidados a participar da solenidade, que tem por tema “Presente e futuro do fisco: construindo cidadania e justiça fiscal”. 


⚠️ Confirme sua presença no 

Aldigueri e Tainah o casal da moda


Irradiando felicidade, transmitindo amor, o casal Romeu Aldigueri e Tainah Marinho percorre o Ceará participando das mais diversas atividades como shows, aniversários de amigos, aliados de municípios e exposições. 


No campo político a injeção de felicidade e muito amor transborda energia positiva para construção de força para harmonizar os ambientes. 


Aldigueri passou por oitenta locais nos últimos cinco meses quando iniciou sua corrida a Câmara Federal ou Senado da República. “Sou do projeto”.


Já Tainah Marinho está pronta para disputar a nova eleição em Barroquinha. Tainah foi derrotada por 62 votos, foi a justiça. O Ministério Público, após investigação eleitoral,  identificou irregularidades e o TRE cassou os eleitos e nova eleição será marcada até dezembro.

Amigos deputados e amigas deputadas, a Alece marcou gol de placa pelo fim da violência contra mulher.



Na manhã deste domingo, 31, a Alece marcou mais um golaço de craque. Deputadas, deputados, servidoras e servidores foram até Messejana interagir com a comunidade e passar uma mensagem de paz importantíssima: o fim da violência contra a mulher. 



Ex-jogadores cearenses consagrados como Clodoaldo, Iarley, Sérgio Alves, Ronaldo Angelim, Lúcio Bala, Mota, Bechara, Jefferson entre outros prestigiaram esse jogo importantíssimo, que fechou o agosto lilás com chave de outro. 



Agradecer a todos e todas que compareceram. E um agradecimento especial aos servidores que trabalharam na organização de mais esse evento nota 10.

Leo Couto numa homenagem justa a CAFU


O ex-jogador Cafu é uma lenda do futebol mundial e um cidadão que atua para promover o futebol  na vida de  criança pobres da favela. Aqui no Ceará tem atuação forte. 


O presidente da Câmara de Vereadores, Leo Couto fez justa homenagem ao entregar o título de cidadão de Fortaleza. 


“O Capitão do Penta, único jogador a disputar três finais seguidas de Copa do Mundo, ídolo do São Paulo e do Milan, e agora cidadão de Fortaleza!

Cafu recebe esse título não só pelo desempenho campeão em campo. Esse é um reconhecimento pelo trabalho social que ele desenvolve com jovens em comunidades de todo o Brasil, inclusive aqui em Fortaleza, em parceria com a Cufa”, declarou Leo Couto.

Janaína Farias lança o “Estrada Boa” em Crateús


A prefeita Janaína Farias, lençou o “Programa Estrada Boa”, são sete tratores que vão recuperar estradas  vicinais destruídas. 


Alvo de ataques de Ciro Gomez, a prefeita não trocar farpas. No vídeo em wye exibe as maquinas novas que serão usadas para recuperar estradas ela enfatiza os nomes de Lula, Camilo e Elmano. 


Janaína Farias derrotou o ex-prefeito Marcelo Machafo que recebeu o apoio de Tasso, Ciro, RC e Antônio dos Santos. Foi a mdior derrita da oposição no Ceará, como Sobral foi a maior vitória.

Lia Gomes vai entregar viaturas a municípios para combater violência contra mulheres


A secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes (PDT), anunciou nesta sexta-feira

(29) um novo passo na estratégia de interiorização da política de proteção às mulheres no estado. Em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, a secretária destacou a entrega de 29 viaturas da Patrulha Maria da Penha aos municípios cearenses ainda este ano, como parte de um plano que envolve a criação de casas municipais de acolhimento e formação para as guardas municipais.


"O Ceará vem ampliando muito fortemente essa rede de proteção às mulheres. Estamos com uma meta de entregar 29 viaturas ainda este ano. Essas viaturas serão entregues para as guardas municipais, com a contrapartida dos municípios de abrir uma casa municipal. Essa é uma tentativa nossa de interiorizar a política de maneira mais efetiva", afirmou.

Aldigueri ao lado de Felipe Pinheiro celebram parceria com a dancinha de ombro



O presidente da ALECE, deputado Romeu Aldigueri,  e o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, serão parceiros em 2026. 


A parceiros foi comemorada com a dancinha de ombro na festa e exposição do município de Itapipoca. 


Aldigueri e Felipe Pinheiro são velhos parceiros. Vão trocar votos.

Cid participa do Chitão do Marco e fortalece Júnior Mano e Roger Aguiar



O senador Cid Gomes, participou do Chitão do Marco. A festa está na sua 56ª edição reunindo multidão. 

Cid voltou a defender a candidatura do deputado Júnior Mano ao Senado Federal e o nome do ex-prefeito e milionário Roger Aguiar para a Câmara dos Deputados. “Sigo defendendo a renovação, novos quadros até farão bem ao Ceará, disse Cid abraçado aos companheiros.

Educação de Nova Russas é destaque com resultados expressivos no SPAECE 2024

A educação pública de Nova Russas alcançou resultados históricos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE 2024), consolidando o município como referência estadual em qualidade de ensino.

Os números confirmam o avanço: foram 15 Escolas Nota 10, 25 Turmas Nota 10 e 07 escolas premiadas pelo excelente desempenho nas avaliações, que medem a aprendizagem dos alunos e a eficiência do trabalho pedagógico.


Investimento e compromisso


A gestão municipal atribui o resultado a uma soma de fatores: investimentos em formação continuada de professores, melhoria da infraestrutura escolar, fortalecimento do acompanhamento pedagógico e incentivo constante ao protagonismo dos alunos.


“Cada conquista representa o esforço coletivo da comunidade escolar – professores, gestores, alunos e famílias. É o reflexo de um trabalho comprometido em garantir oportunidades de aprendizado de qualidade”, destacou a Secretaria de Educação do município, Michelle Veras.


Referência no Ceará


O desempenho no SPAECE 2024 coloca Nova Russas entre os municípios que mais avançaram na educação básica, reforçando políticas públicas que buscam equidade, inovação e inclusão no ensino.


Além da premiação, os resultados funcionam como estímulo para novas metas e estratégias de melhoria contínua, com foco em ampliar ainda mais os índices de alfabetização, rendimento escolar e desenvolvimento dos estudantes.


Futuro melhor para os jovens


Com esses resultados, Nova Russas reafirma seu compromisso em avançar no fortalecimento da educação, promovendo desenvolvimento social e construindo um futuro melhor para crianças e jovens do município.

Alegando ser o 2º colocado, Tomás Figueiredo tem pedido negado pela Justiça Eleitoral para assumir Prefeitura

 


A juíza da 54ª Zona Eleitoral, Rosa Cristina Ribeiro Paiva, indeferiu um pedido apresentado pelo ex-prefeito e ex-candidato, Tomás Figueiredo, para assumir a Prefeitura de Santa Quitéria. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (29).


Figueiredo solicitava ser empossado no cargo alegando vacância, uma vez que os eleitos em 2024, Braguinha e Gardel Padeiro, não foram autorizados pela Justiça a tomar posse. Ele argumentou que, nessa situação, deveria ser convocado o segundo colocado na disputa e reforçou o pedido para que fosse realizada uma nova eleição.


O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer pelo indeferimento do pedido, sustentando que não se configura vacância dos cargos, por tratar-se de motivo de força maior. Também apontou que não existe mais a possibilidade de posse do segundo colocado em pleitos majoritários.

Na decisão, a magistrada destacou que a reforma eleitoral retirou essa previsão. “A reforma eleitoral eliminou a possibilidade de diplomação do segundo colocado em pleito majoritário, em caso de vacância, independentemente da quantidade de votos obtidos, haja vista a inexistência de previsão legal nesse sentido”, justifica.


A juíza acrescentou ainda que devem ser observados os princípios da soberania popular e da democracia representativa, que se concretizam por meio da realização de novas eleições.


(A Voz de Santa Quitéria)

Carlos e Eduardo Bolsonaro criticam governadores de direita e dizem que eles agem como “ratos e oportunistas”

 


O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse neste domingo (17/) que governadores de direita agem como “ratos e oportunistas” enquanto tentam herdar o espólio político de seu pai, que está inelegível e cumpre prisão domiciliar.

A publicação, feita na rede social X (antigo Twitter), foi compartilhada por outro filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos; de onde tem insuflado as sanções aplicadas ao Brasil pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Na publicação, Carlos Bolsonaro diz que tentou “até agora, ser a pessoa mais paciente possível diante desses chamados “governadores democráticos”. Mas os fatos, todos os dias, me provam que não há como levar nenhum desses sujeitos a sério”, diz na introdução da postagem.

Carlos Bolsonaro continua: “os tais “direitistas” se calam. Não colocam, de forma espontânea, a destruição dos direitos humanos em pauta que transformam o Brasil numa Venezuela cristalinamente. Estão preocupados apenas com seus projetos pessoais e com o que o mercado manda”, defende.


Em outro trecho o filho de Bolsonaro destaca: “a verdade é dura: todos vocês se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater. Limitam-se a gritar “fora PT”, mas não entregam liderança, não representam o coração do povo. Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética. – Isso é pueril, desumano e de uma falta de caráter indescritível. Não há como não sentir indignação diante desses sujeitos. – Este é o desabafo de um brasileiro que sente vergonha daquilo que vocês tentam representar”, pontua Carlos Bolsonaro.

A postagem foi feita um dia depois de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lançar sua pré-candidatura à Presidência da República.

Mas, segundo aliados, um dos alvos é também o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que ampliou os contatos com empresários após a prisão de Bolsonaro e é cotado para concorrer à Presidência em seu lugar.

Também tentam se credenciar como potencial sucessor de Bolsonaro os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).


(Ceará Notícias)

Governo do Ceará reforça segurança na capital e interior com mais de 750 policiais nas ruas

 


O governador Elmano de Freitas acompanhou, nesta sexta-feira (29), a saída das tropas da segurança pública para mais uma edição da Operação Integração Saturação Total. A ação conta com 752 policiais a mais nas ruas do estado, sendo 212 apenas em Fortaleza. Desta vez, a saída das equipes que vão atuar na capital foi da praça da Paz Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro.



O governador afirmou que o reforço da segurança pública é prioridade na gestão. “É uma operação importante porque une todas as nossas forças de segurança e aumenta o nosso efetivo na rua, no interior e na capital. No último período aumentamos muito o número de prisões de pessoas envolvidas com facções, da mesma maneira tivemos aumento de prisão de pessoas que praticaram homicídio. Então, estamos fazendo um trabalho intenso com a presença dos nossos policiais nas ruas e com muita inteligência”.


Entre janeiro e julho deste ano, o número de prisões de integrantes de organizações criminosas cresceu 52,2% e as prisões por homicídios aumentaram 32,1% no Ceará. Quando se trata de Fortaleza, a alta foi de 103,3% e 41,1%, respectivamente. “Essa operação não tem momento para acabar e o importante é que a gente possa entregar uma ação mais intensa ainda nas áreas que estão exigindo de nós para garantir paz e tranquilidade para as pessoas”, reforçou Elmano.


A Operação Integração Saturação Total tem o objetivo coibir crimes violentos letais e intencionais e inibir a atuação de organizações criminosas. O reforço, que teve início na noite desta sexta-feira (29), conta com 198 viaturas e 110 motocicletas a mais nas ruas de todo o Estado. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, explicou como são montadas as operações.


“A gente tem como parâmetro a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). As pesquisas mostram onde as coisas acontecem, que horas acontecem, a dinâmica do crime, além da inteligência, que são aquelas informações que não se transformam em dados. Então, ouvimos a inteligência, ouvimos a nossa análise e estatística e distribuímos os policiamento nas manchas criminais”, explicou.


Foi com esse trabalho entre estatística, inteligência e identificação de manchas criminais que as Forças da Segurança Pública prenderam 138 envolvidos em crimes realizados no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, entre julho e agosto deste ano. O secretário destacou a importância dos investimentos na pasta e a diferença que isso tem feito nos resultados entregues à população. “Temos tido investimentos que têm fortalecido o trabalho realizado pela segurança pública, isso tem sido fundamental”, concluiu.

Entre os investimentos na área da segurança pública estão mais de 2 mil vagas aberta em concursos em andamento para as Forças de Segurança; mais de 3 mil profissionais nomeados para reforçar a Segurança; e investimento na compra de quase 4 mil armas.