quarta-feira, 16 de julho de 2025

Yury do Paredão e a renovação que o Cariri precisa


As maiores lideranças políticas do Cariri envelheceram. Amargam derrotas para uma nova geração. Faz parte. O ciclo se encerra com sucessivos mandatos.

O Cariri promove seu atual ciclo com uma novidade: o pessoal que tem voo próprio, aqueles que não têm papai nem mamãe na chefia política. É o caso de Yuri do Paredão, Zé Ailton Brasil e Guilherme Saraiva. Há também os que têm líderes como Fernando Santana, Davi de Raimundão e Nelinho.

O Cariri é berço do maior líder político do Ceará, o ministro da Educação, Camilo Santana. É ele o responsável pelo surgimento dessa nova geração. Camilo é um líder que deixa nascer novas lideranças. No popular, não é “pé de mangueira”, referência ao lugar onde nada nasce embaixo da sua copa.


O deputado Yuri do Paredão é um jovem determinado, corajoso, arrojado, mas respeitador dos espaços políticos. Tem habilidades de um veterano. Ele conseguiu transformar a ExpoCrato numa festa de todos, com cenários deslumbrantes, e trouxe de volta os reencontros do povo da região, da classe política, dos empresários, dos jovens, dos velhos, dos pobres e dos ricos. Resgatou o amor do caririense pela ExpoCrato, tirando o rótulo de exclusão que virou rixa entre o povo de Juazeiro e do Crato.