segunda-feira, 28 de julho de 2025

Tauá passa a integrar rede mundial de FabLabs e reforça política de inovação

 

O município de Tauá, no Sertão cearense, passou a integrar a rede de FabLabs, complexo mundial de laboratórios onde a população pode criar e inovar por meio de um conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computador.

O espaço é utilizado pela “cultura maker”, que também é conhecida como DIY, do inglês “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. No movimento, as pessoas são incentivadas a criarem, consertarem e modificarem as coisas por conta própria. 

“É isso mesmo! O FabLab Tauá agora faz parte da rede mundial de laboratórios de fabricação digital, uma conquista gigantesca que coloca nosso município no radar global da tecnologia, inovação e empreendedorismo!”, divulgou a gestão.

A Rede Mundial FabLab é inspirada em conceito criado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também existe a Rede FabLab Brasil, que visa conectar os diversos laboratórios espalhados pelo País, com o objetivo de facilitar a comunicação e o compartilhamento de informações.

FABLAB TAUÁ

Como informou a Prefeitura em suas redes sociais, o espaço, que já existe desde 2023, está localizado na sede da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Econômico, Tecnológico, Científico e Empreendedorismo (STDETE). O FabLab Tauá é um espaço público e foi inaugurado graças a uma parceria entre a Prefeitura de Tauá e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará).

No laboratório, estão disponíveis equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC, plotters de recorte e kits de eletrônica. “Tudo isso disponível para empreendedores, estudantes, artesãos, inventores e curiosos que queiram transformar ideias em realidade!”, destaca a gestão municipal.