A Prefeitura de Fortaleza está expandindo e descentralizando as estruturas de academias de musculação ao ar livre na Cidade. Em parceria com a Mude, empresa especializada em mobiliário urbano, a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor) e as Secretarias Regionais entregam a ampliação da unidade instalada na Beira-Mar e mais quatro equipamentos em bairros da periferia, consolidando a estrutura como ponto de promoção da saúde, lazer e bem-estar para fortalezenses e visitantes.
A academia ao ar livre da Beira-Mar passa a contar, a partir desta quarta-feira (23/07), com cinco espaços sob pergolados, ideal para a realização de aulas coletivas como ioga, além de uma nova arena de areia, voltada para esportes como vôlei, futevôlei e beach tennis, e uma área de apoio com cabine para guarda de equipamentos e novas sinalizações em led.
Com o sucesso da unidade da Beira-Mar, a Prefeitura também viabiliza a descentralização do modelo, levando novas academias para praças de diferentes bairros da cidade. A primeira unidade está sendo instalada na Praça Avenida Nova (Av. Nova Fortaleza, 423), no Planalto Ayrton Senna. Também estão sendo contempladas as praças Paula Ney, no bairro Jóquei Clube, com conclusão prevista para setembro; Santa Cecília, na Granja Lisboa); e Joaquim Nogueira, no Antônio Bezerra.
“Nosso objetivo é garantir que equipamentos de qualidade, como os da Beira-Mar, também estejam presentes nas áreas mais periféricas da cidade. Estamos falando de espaços públicos modernos, acessíveis e com acompanhamento profissional, que promovem saúde, lazer e cidadania. Essa descentralização reforça o compromisso da Prefeitura com uma cidade mais equilibrada e inclusiva”, afirma o coordenador especial de apoio à governança das Regionais, Osmar Baquit.
As novas unidades nas praças, a exemplo da Beira-Mar, contam com piso emborrachado e os mesmos equipamentos de musculação de uma academia convencional, permitindo treinos completos em áreas públicas.
Saiba mais
Após a entrega, a operação das academias ao ar livre é feita pela empresa Mude, com supervisão das aulas por profissionais de educação física e agendamento de horários prévios pelo aplicativo da empresa. As atividades ocorrem de segunda a quinta-feira, das 6h às 10h e das 16h às 20h, e aos sábados e domingos, das 7h às 11h.
Além das academias ao ar livre, Fortaleza também conta com 50 estações de alongamento instaladas em diferentes pontos da cidade, projetadas para atender pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.